Notícias Peugeot 3008DKR MAXI. Será este o novo «Rei do Dakar»?

Dakar 2018

Peugeot 3008DKR MAXI. Será este o novo «Rei do Dakar»?

Depois das primeiras sessões de testes em França, Marrocos e Portugal, o novo Peugeot 3008DKR Maxi está pronto para se estrear em competição.

Faltam pouco mais de seis meses para o início do Dakar 2018. Mas depois das duas vitórias consecutivas nas edições de 2016 e 2017, a Peugeot parte novamente como a grande favorita ao triunfo na edição do próximo ano.

E como “em equipa que ganha, não se mexe”, o novo carro – batizado de Peugeot 3008DKR MAXI – é uma evolução do 3008DKR e 2008DKR que dominaram as edições transatas.

A NÃO PERDER Novos desportivos na Peugeot? A espera pode ser longa

O novo carro é 20 centímetros mais largo que o anterior (um total de 2,40 m), devido à expansão do curso das suspensões em 10 cm em cada lado. Os triângulos de suspensão superiores e inferiores, rótulas e eixos foram igualmente alterados. O objetivo dos engenheiros da Peugeot Sport foi garantir uma maior estabilidade e melhorar a dinâmica do veículo.

Peugeot 3008DKR MAXI
Stephane Peterhansel, Cyril Despres e Carlos Sainz durante o desenvolvimento do Peugeot 3008DKR MAXI.

Por estar ainda em desenvolvimento, a lista de especificações ainda não foi revelada, mas não deverá ser muito diferente do 3008DKR do ano passado: um motor 3.0 V6 biturbo com 340 cv e 800 Nm, dirigidos apenas ao eixo traseiro.

O Peugeot 3008DKR Maxi vai fazer a sua estreia em competição no Silk Way Rally 2017, uma etapa decisiva na implementação dos procedimentos técnicos, enfrentando um percurso de 10.000 km entre Moscovo (Rússia) e X’ian (China), através das estepes do Cazaquistão.

Acho que o carro é mais estável, agora que é mais largo. As sensações são um pouco diferentes ao volante. Nas partes estreitas e técnicas é mais complicado, mas em termos de estabilidade e direção é realmente melhor.

Sébastien Loeb, piloto da Peugeot Total

Ao veterano Sébastien Loeb caberá o papel de testar as alterações operadas no novo carro, com vista ao Dakar 2018. Mas o piloto francês não vai estar sozinho: ao seu lado vão estar os compatriotas Stéphane Peterhansel, vencedor do Dakar 2017, e também Cyril Despres, o vencedor do Silk Way Rally 2016, ambos ao volante do 3008DKR do ano passado.

Já o espanhol Carlos Sainz, que voltará a integrar a equipa da Peugeot no próximo Dakar, esteve envolvido no desenvolvimento do Peugeot 3008DKR Maxi, no decurso das três sessões de testes que se realizaram em França, Marrocos e também em Portugal.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência máxima do novo Peugeot 308 Gti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 308 foi renovado e já tem preços para Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot 308 foi renovado e já tem preços para Portugal