Notícias Toyota Land Speed Cruiser, o SUV mais rápido do mundo

Video

Toyota Land Speed Cruiser, o SUV mais rápido do mundo

Tal como o nome sugere, o Toyota Land Speed Cruiser foi feito a pensar no recorde de velocidade para um SUV - e esse recorde foi finalmente alcançado este fim de semana no Deserto da Califórnia.

Toyota Land Speed Cruiser Ver vídeo

Foi uma das estrelas do último SEMA Show, o certame norte-americano inteiramente dedicado às preparações mais exóticas e radicais. Agora, este Toyota Land Speed Cruiser voltou a ser notícia por um outro motivo.

A Toyota quis fazer deste Land Cruiser o SUV mais rápido do mundo, e por isso levou-o até à pista de 4 km do centro de testes Mojave Air & Space Port, no deserto californiano, onde o ex-piloto de NASCAR Carl Edwards já estava à sua espera.

370 km/h!? Mas como?

Embora mantenha o motor V8 de 5.7 litros de série, este Toyota Land Speed Cruiser já pouco ou nada tem a ver com a versão de produção. Entre a lista de alterações destacam-se o par de turbo-compressores Garrett e transmissão desenvolvida de raiz para lidar com os 2 000 cv de potência máxima. Sim, leram bem…

Mas de acordo com o Centro Técnico da Toyota, esta até nem foi a parte complicada. Manter a estabilidade de um «bicho» de 3 toneladas com uma aerodinâmica algo precária a mais de 300 km/h, esse sim foi um desafio difícil para os engenheiros da marca nipónica. A solução foi uma suspensão especialmente afinada pelo ex-piloto Craig Stanton, que diminui a distância ao solo, acomodando os pneus Michelin Pilot Super Sport.

A NÃO PERDER: Diesel vs. Hidrogénio. A Toyota fez o teste… com um camião

Na primeira tentativa, Carl Edwards chegou aos 340 km/h, igualando o anterior recorde do Mercedes GLK V12 afinado pela Brabus. Mas não se ficou por aí:

“Depois dos 360 km/h a coisa começou a ficar um pouco tremida. Só conseguia pensar naquilo que o Craig me disse – «Aconteça o que acontecer, não tires o pé do acelerador». E assim conseguimos os 370 km/h. É seguro dizer que este é o SUV mais rápido do planeta”.

Toyota Land Speed Cruiser
Toyota Land Speed Cruiser