Notícias Diretor de design da Volvo premiado

Design

Diretor de design da Volvo premiado

Thomas Ingenlath, diretor de design da Volvo, recebeu o prémio para «Herói do Design». Uma distinção atribuída pela publicação inglesa Autocar.

Thomas Ingenlath

A publicação inglesa Autocar realiza anualmente uma cerimónia para premiar os melhores do ano no setor automóvel. Os prémios são entregues tanto a personalidades como a determinados modelos.

Este ano, na categoria “Design Hero Award”, o prémio foi entregue ao Diretor de Design e Vice Presidente Sénior da Volvo, Thomas Ingenlath.

Thomas Ingenlath

A Autocar reconheceu o trabalho que Thomas Ingenlath tem vindo a realizar na marca sueca, desde que se juntou a esta em 2012. A nova linguagem por ele criada reflete as origens escandinavas da Volvo.

Linhas simples e controladas combinadas com excelentes proporções e atenção ao detalhe. Também os interiores têm sido aclamados pelo recurso a materiais naturais, qualidade de construção e pelo espaço “invadido” por luz natural. Respira-se um ambiente elegante, luxuoso e confortável.

Volvo Coupe Concept revelou a nova direção a ser tomada

2013 Volvo Coupe Concept

A primeira «amostra» da visão de Thomas Ingenlath para a Volvo surgiu em 2013, com a apresentação do Volvo Coupe Concept, um elegante coupé. Neste modelo foram introduzidos os elementos que hoje associamos à Volvo, desde as superfícies modeladas com grande elegância e sofisticação, à assinatura luminosa providenciada pelas luzes diurnas, apelidada de «martelo de Thor», em homenagem à divindade nórdica.

O primeiro modelo de produção a recorrer a esta nova linguagem estilística foi o Volvo XC90, em 2014. Desde então vimos as soluções de Thomas Ingenlath «alastrar» para o S90, V90 e mais recentemente, para o novo XC60. No futuro, esta linguagem deverá ganhar um capítulo mais extrovertido com a apresentação, talvez ainda este ano, do XC40. Este SUV mais pequeno que o XC60 estreará também a nova plataforma CMA.

É uma honra muito grande receber este prémio por parte de um título tão influente como a Autocar. A nova linguagem de design da Volvo procura transparecer o melhor do design escandinavo, incorporando formas com funcionalidade e beleza genuína. É fantástico ver o trabalho árduo de todos aqueles envolvidos no design ser reconhecido.

Thomas Ingenlath

Thomas Ingenlath antes de ingressar na Volvo em 2012, fez a sua carreira no grupo Volkswagen, onde chefiou o departamento de design da Skoda entre 2000 e 2005, e esteve à frente do estúdio de design da Volkswagen de Potsdam entre 2006 e 2012.