Branded Content Sistema de condução semiautónoma do novo Volkswagen Golf. Como funciona?

patrocinado Volkswagen

Novo Golf

Sistema de condução semiautónoma do novo Volkswagen Golf. Como funciona?

Parece ficção científica, mas não é. O novo Volkswagen Golf (geração 7.5) é o primeiro Golf da história com tecnologia de condução semiautónoma.

Mais inteligente do que nunca. Pela primeira vez na história, o Volkswagen Golf é capaz de conduzir de forma semiautónoma. Uma funcionalidade que só é possível graças a um complexo conjunto de sistemas eletrónicos, composto por câmaras e radares de última geração.

Além de facilitar a vida ao condutor, este sistema reduz o risco de acidente e melhora a qualidade de vida a bordo.

Conduzir é uma tarefa complexa

O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos da natureza. Quando conduzimos, o nosso cérebro desempenha inúmeras funções de forma automática. Graças a este «piloto automático» controlamos a distância, a velocidade, prevemos comportamentos, direcionamos as rodas, travamos, aceleramos… tudo isto em centésimas de segundo e sem pensarmos nisso.

RELACIONADO: Volkswagen Golf. As principais novidades da geração 7.5

Estas tarefas que executamos com naturalidade e que radicam no ato de conduzir, são de uma enorme complexidade. Interferem com a direção, com o sistema de travagem, com o motor, com a caixa de velocidades, com a estrada e com todo o meio envolvente.

O novo Volkswagen Golf estreia um conjunto de tecnologias capazes de desempenharem todas estas funções e conduzirem o modelo de forma semiautónoma. Algo que só é possível graças ao recurso a avançados algoritmos e sistemas de captação de dados. Vamos conhecê-los.

Como funciona o sistema de condução semiautónoma?

Como podem ver na seguinte imagem interativa, o novo Volkswagen Golf está equipado com um radar de última geração e com uma câmara de leitura de faixas e sinais de trânsito.

São estes sistemas que recolhem o grosso da informação que o cérebro eletrónico do Golf necessita para conduzir de forma semiautonóma até aos 60 km/h.

A câmara montada no para-brisas é responsável pela leitura das faixas de rodagem e dos sinais de trânsito. Em caso de necessidade, esta câmara dá ordem ao «cérebro» do Golf para corrigir automaticamente a trajetória (Lane Assist) através da direção assistida eletronicamente.

O radar montado no símbolo da marca (uma das novidades desta geração 7.5) é responsável pela leitura do trânsito à distância. Este sistema analisa a velocidade do veículo da frente (se existir) e mantém automaticamente a distância de segurança, travando e acelerando de forma automática (ACC – Cruise Controlo Adaptativo). Caso o veículo da frente trave de forma evasiva, o Golf é capaz de imobilizar-se automaticamente.

O radar dianteiro do Volkswagen Golf é responsável por mantê-lo a uma distância segura (ordenada pelo condutor) do veículo da frente. Enquanto que a câmara dianteira é responsável por controlar as marcações da estrada e por manter o carro centrado na sua faixa.

É a conjugação destes dois sistemas (Lane Assist + ACC – Cruise Control Adaptativo), que permite ao Volkswagen Golf conduzir de forma semiautónoma até aos 60 km/h. Um sistema que fará as delícias daqueles que sofrem diariamente com o trânsito urbano.

Há mais sistemas de segurança ativa no Golf

Os sistemas de segurança ativa do novo Volkswagen Golf não se esgotam no Lane Assist e no ACC – que como vimos permitem ao modelo alemão conduzir de forma semiautónoma até aos 60 km/h.

Os sistemas de segurança ativa são assim designados porque atuam de forma “ativa” na prevenção de acidentes.

Nas próximas linhas vamos explicar para que servem e como funcionam os restantes sistemas de segurança ativa presentes no Golf. Começamos por um dos mais conhecidos…

Anti-bloqueio de travagem (ABS) – Destina-se a garantir que as rodas do veículo não bloqueiam numa travagem de emergência. A grande vantagem deste sistema é permitir que o condutor mantenha o controlo sobre a direção do carro, desviando-se do obstáculo que tem diante de si.

RELACIONADO: As três personalidades do novo Volkswagen Golf Variant

Assistência à travagem (BAS) – Este sistema aumenta a pressão da travagem em situações de emergência. Estudos comprovam que os condutores menos experientes, em caso de emergência, não usam a capacidade máxima de travagem dos seus carros. Este prepara o sistema de travagem para a máxima performance, independentemente da pressão inicial exercida pelo condutor. Quando este sistema é ativado, os piscas são ligados de forma automática para avisar os restantes condutores da redução brusca de velocidade.

Automatic Post-Collision Breaking System – Este sistema mantém o sistema de travagem ativo após um acidente. O objetivo é garantir a rápida imobilização do veículo em caso de perda de consciência do condutor.

Blind Spot Monitor (BSM) – Este sistema deteta a presença de outros veículos nos ângulos mortos e emite um sinal luminoso nos espelhos.

Distribuição da força de travagem (EBD) – Este sistema faz distribuição da força de travagem pelas rodas, em função da tração disponível e da carga transportada. O objetivo é maximizar a eficácia da travagem.

Sistema de controlo de tração com bloqueio de diferencial eletrónico (TCS / XDS+) – Estes dois sistemas são capazes, em conjunto, de detetar se as rodas motrizes estão a derrapar e transmitem automaticamente o binário do motor à roda com mais tração. Se o binário disponível for superior à capacidade de tração do Volkswagen Golf, estes sistemas cortam a entrega de binário do motor. Este sistema facilita a progressão do veículo em pisos com fraca aderência.

Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP) – Este sistema utiliza os sensores do ABS e do TCS para corrigir a trajetória do Golf e evitar despistes ou derrapagens em curva. Ao detetar um diferencial de velocidade entre os dois eixos, o ESP atua individualmente nos travões de cada roda para corrigir a trajetória.

Auto Hold – É uma ajuda preciosa nos modelos com caixa manual, uma vez que facilita o «ponto de embraiagem» em planos inclinados. Na prática este sistema impede que o carro descaia quando o pedal de travão é libertado durante cerca de dois segundos.

Conhece todos os detalhes, preços e especificações do novo Volkswagen Golf aqui: