Novo Golf

As três personalidades do novo Volkswagen Golf Variant

O mesmo modelo, três personalidades distintas. Conhece os detalhes do novo Volkswagen Golf Variant (geração 7.5), nas versões Variant, Alltrack e GTD.

Um dos segredos do Volkswagen Golf ao longo destes 40 anos de história tem sido a capacidade de adaptação às exigências dos mais variados tipos de cliente.

Sabias que? Já foram vendidas mais de de 2 milhões de unidades do Volkswagen Golf Variant.

Mais racional (TSI e TDI), mais desportivo (GTD) ou mais aventureiro (Alltrack). Há opções para todos os gostos na gama Golf. A carroçaria Variant (carrinha) naturalmente não é exceção.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant

Nesta geração «sete e meio» – da qual já falámos aqui – voltamos a encontrar as versões Variant, Variant Alltrack e Variant GTD. O mesmo Golf, três filosofias distintas.

Golf Variant. Eficiência familiar

Quem procura uma carrinha vocacionada para os desafios quotidianos de uma família moderna, vê repetidas na versão Variant as qualidades apontadas à versão de 5 portas.

Face a esta versão, devemos somar mais espaço nos lugares traseiros e uma mala de maiores dimensões.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant

Sabias que? o Golf Variant GTD atinge uma velocidade máxima de 231 km/h. O consumo combinado anunciado é de 4,4 l/100 km (caixa manual).

Graças ao volume de bagageira de 605 litros, o Golf Variant oferece um generoso porta-bagagens mesmo com cinco passageiros a bordo. Com o rebatimento do banco, a volumetria aumenta para 1620 litros de capacidade.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant GTE

Caso a chapeleira do porta-bagagens não seja necessária pode ser guardada debaixo do piso duplo da bagageira – a rede separadora do habitáculo também pode ser guardada também neste compartimento.

Sempre conectada

O sistema de navegação Discover Media, disponível de série, possui um ecrã tátil, a cores, de 8 polegadas. Este sistema já é compatível com os smartphones mais recentes, graças aos sistemas de emparelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

Através deste sistema poderá ainda controlar as principais definições do Volkswagen Golf Variant.


Este sistema permite-lhe mudar, por exemplo, de uma estação de rádio para outra apenas com um gesto. Além disso, possui um ecrã de 9,2 polegadas, no qual pode ser exibido um mapa em 3D com todas as informações sobre o local.

Se for ainda mais exigente, pode optar pelo sistema de navegação Discover Pro, disponível em opção, que dispõe do inovador sistema de comando por gestos – único no segmento.

Os dois sistemas mencionados estão equipados com uma antena diversity, que permite uma boa receção, mesmo em condições difíceis de funcionamento.

Leque de motorizações de motorizações alargado

O leque de motorizações disponíveis no Golf Variant começa no 1.0 TSI (110 cv), proposto a partir 25.106 euros, e termina no mais potente 2.0 TDI (184 cv), proposto a partir de 47.772 euros (versão GTD).

Entre nós, é a versão 1.6 TDI (115 cv), proposta a partir de 29.774 euros (versão Trendline) que representa o maior volume de vendas. Clica aqui para ir para o configurador.

Golf Variant Alltrack. Pronta para a aventura

A versão indicada para famílias que gostam de aventurar-se fora do asfalto. Face à versão Variant normal, a Golf Variant Alltrack destaca-se pelo sistema de tração total 4MOTION (de série), maior distância ao solo, carroçaria protegida com vários elementos e estribos protuberantes, para-choques mais robusto e muitas outras características exclusivas no exterior e no interior.

Apesar destas características, a Golf Variant Alltrack comporta-se de forma igualmente competente tanto em estrada como fora dela, graças aos sistemas 4MOTION, EDS e XDS+.

Volkswagen Golf Variant

A maior distância ao solo de 20 mm, ao perfil de condução Off-road e ao sistema de tração total 4MOTION, permite ao Alltrack transitar em terrenos normalmente apenas acessíveis a SUV’s.

Todos estes sistemas funcionam em torno do sistema 4MOTION que recorre a uma embraiagem Haldex para distribuir a potência pelos dois eixos – atuando como diferencial longitudinal.

Paralelamente à embraiagem Haldex, encontramos o sistema EDS (integrado no controlo eletrónico de estabilidade ESC) que atua como diferencial transversal nos dois eixos. Resultado prático? Máxima tração em todas as condições de aderência.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant Alltrack

Além disso, o Golf Variant Alltrack está equipado com o sistema XDS+ nos eixos dianteiro e traseiro: quando o veículo aborda uma curva a uma velocidade mais elevada, o sistema trava as rodas interiores para aumentar a resposta à direção e a estabilidade em curva.

A motorização 2.0 TDI com 184 Cv oferece de série uma transmissão de dupla embraiagem DGS de sete velocidades. Graças a este motor a Golf Variant Alltrack consegue puxar reboques com um peso máximo de 2.200 kg.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant

Esta versão está disponível no mercado nacional a partir dos 45.660 euros. Configura a tua Golf Variant Alltrack aqui.

Golf Variant GTD. Carácter desportivo, baixos consumos

Em 1982 foi lançado o primeiro Golf GTD. Um modelo que depressa se transformou numa referência entre os Diesel de carácter desportivo.

Para usufruirmos da versão Golf Variant GTD tivemos de aguardar mais de três décadas. Uma espera que valeu a pena tendo em consideração a ficha técnica deste modelo: motor 2.0 litros TDI de 184 Cv de potência e 380 Nm de binário máximo.

Volkswagen Golf Variant
Volkswagen Golf Variant GTD

Toda esta potência permite ao Golf Variant GTD acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos, independentemente do tipo de transmissão. A velocidade máxima é de 231 km/h (DSG: 229 km/h).

Um rendimento elevado que contrasta com os baixos consumos. O consumo médio anunciado é de 4,4 l/100 km/h na versão equipada com caixa manual de 6 velocidades (CO2: 115 g/km).

Mas não são apenas as performances que distinguem esta versão Golf Variant GTD das restantes. O design da carroçaria recebeu diversos elementos diferenciadores, personalizados ao estilo GT: jantes exclusivas de 18 polegadas, para-choques mais desportivos e emblemas GTD em toda a carroçaria.

Dinamismo familiar

Segundo a marca, o Golf Variant GTD têm dupla personalidade. Graças ao chassis adaptativo (rebaixado em 15mm) é possível ter uma carrinha familiar ou desportiva conforme as necessidades.

Através do ecrã central é possível variar os modos de condução. No modo «normal» destaca-se o carácter «familiar», já no modo Sport, a vertente mais desportiva deste modelo vem ao de cima.

O motor ganha uma resposta mais imediata, a suspensão fica mais firme, a direção ganha um tato mais direto e o diferencial eletrónico XDS+ adopta uma postura mais dinâmica para aumentar a motricidade do eixo dianteiro. Tudo em nome da eficácia em curva.

Esta versão Golf Variant GTD está disponível no mercado português a partir de 47.772 euros. Clica aqui para ir para o configurador do modelo.

Este conteúdo é patrocinado porVolkswagen

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos