Notícias Vai um copo de água… a 250km/h?

Vai um copo de água… a 250km/h?

O projeto On-the-Go H2O da Ford está no leque de finalistas dos World Changing Ideas Awards 2017.

E se os carros pudessem ser uma fonte de água potável? Tal como o petróleo que alimenta os carros movidos por motores de combustão, a água potável é também um bem escasso, especialmente nos países em desenvolvimento. Foi a pensar nisso que quatro engenheiros da Ford – Doug Martin, John Rollinger, Ken Miller e Ken Jackson – criam o projeto On-the-Go H2O.

Imagina-te a viajares a 250 km/h num Ford Mustang, abrires a torneira e servires-te de um copo de água… Isto pode ser possível graças a um sistema de recuperação de água. A água sai do condensador do sistema de ar condicionado e passa através do um filtro, ficando disponível para consumo do condutor e passageiros, inclusive em andamento.

VEJAM TAMBÉM: É assim que funciona o sistema de deteção de peões do novo Ford Fiesta

“Toda a água desperdiçada deveria ser aproveitada para servir algum propósito. […] Seria fantástico se este sistema pudesse chegar aos modelo de produção”.

Doug Martin, engenheiro da Ford

O projeto On-the-Go H2O é um dos 17 finalistas – onde figura também o Hyperloop – na categoria “Transportes” dos World Changing Ideas Awards 2017, da revista Fast Company, que premeia ideias inovadoras em diversas indústrias.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter