Notícias Motores Wankel podem voltar à Mazda mas não como estávamos à espera

Antevisão

Motores Wankel podem voltar à Mazda mas não como estávamos à espera

Também a Mazda está a planear um veículo elétrico. A novidade poderá estar no recurso a um motor rotativo Wankel como extensor de autonomia.

Motor Rotativo Mazda - 50º aniversário

A Mazda, tal como os outros construtores, está a preparar-se para um futuro bem mais exigente no que toca a normas de emissões. A marca está a preparar a segunda geração de motores SKYACTIV  e estabeleceu uma parceria com a Toyota para as soluções híbridas – a título de exemplo, no Japão é comercializado um Mazda3 que combina o motor SKYACTIV-G com a tecnologia híbrida da Toyota.

2013 Mazda3 Skyactiv Hybrid

Segundo os responsáveis da marca, o novo modelo zero emissões deverá ser conhecido em 2019 e comercializado em 2020. O responsável europeu pela Pesquisa e Desenvolvimento, Matsuhiro Tanaka referiu:

é uma das possibilidades que estamos a examinar. Os automóveis pequenos são ideais para as soluções 100% elétricas, porque os automóveis maiores também exigem baterias maiores excessivamente pesadas, e isso não faz sentido para a Mazda.

Matsuhiro Tanaka, responsável europeu da Mazda pela Investigação e Desenvolvimento

Considerando as declarações de Tanaka sobre as dimensões do futuro modelo elétrico da Mazda, a marca japonesa poderá estar a preparar um modelo semelhante ao Renault Zoe. Face a este posicionamento, este novo utilitário deverá apostar numa base inédita:

o design será diferente, porque apesar da nossa estratégia com este carro ser a mesma , a tecnologia não será a mesma. Por exemplo, os materiais serão mais leves. Se colocamos baterias pesadas, temos de seguir o caminho oposto em relação ao peso total. Vamos ter de desenvolver uma nova tecnologia de materiais no futuro .

Matsuhiro Tanaka, responsável europeu da Mazda pela Investigação e Desenvolvimento

E onde encaixa o Wankel?

Na Razão Automóvel temos noticiado várias vezes o regresso das motorizações Wankel – ainda que efectivamente esse regresso nunca se tenha efectivado. No entanto, outra possibilidade surge para o eventual regresso das motorizações Wankel. Esqueçam um futuro Mazda RX com esta motorização, o seu papel poderá ser revisto e confinado às funções de extensor de autonomia para futuros veículos elétricos.

E porque não? As dimensões compatas, equilíbrio intrínseco e silêncio de operação a rotações baixas fazem dele um excelente candidato para esta missão. Uma possibilidade que se viu reforçada com o registo de patentes da Mazda nos EUA relativas a esta tecnologia.

2013 Mazda2 EV

A própria Mazda já experimentou esta tecnologia no passado. Em 2013 foi desenvolvido um protótipo do Mazda2, em que um pequeno motor Wankel de 330 cc montado na traseira gerava energia para as baterias.

Este motor, alimentado por um pequeno depósito de nove litros de combustível, produzia 20 KW (27 cv) constantes às 2000 rpm, permitindo extender a autonomia do modelo. Novamente Matsuhiro Tanaka:

Algo como isso já existiu, mas eu não posso entrar em detalhes. É possível alcançar performance e economia com um motor rotativo. É muito estável e silencioso a rotações regulares, por isso existe algum potencial para isso.

Matsuhiro Tanaka, responsável europeu da Mazda pela Investigação e Desenvolvimento

A chegada de um veículo elétrico à gama deste construtor também servirá de impulso para a crescente eletrificação  da Mazda – a partir de 2021 a marca vai aumentar o número de veículos plug-in híbridos da sua gama. Segundo Tanaka, a Mazda já possui a tecnologia necessária para o efeito graças à parceria com a Toyota. É só uma questão de tempo.