Branded Content Lexus IS 300h. Construído pelos Takumi, mestres artesãos japoneses.

patrocinado Lexus

Lexus IS 300h

Lexus IS 300h. Construído pelos Takumi, mestres artesãos japoneses.

O novo Lexus IS 300hé o resultado do know-how acumulado de uma equipa composta por artesãos e engenheiros nipónicos com mais de 20 anos de experiência. Um automóvel diferente no seu segmento.

O Lexus IS 300h foi o primeiro modelo da história da marca premium japonesa, pensado de raiz para agradar aos clientes europeus – o mercado mais exigente a nível mundial. Um modelo que alia os valores de fiabilidade e rigor nipónico com o acerto e qualidade dos modelos europeus.

A Lexus sabe que para um automóvel vencer no mercado europeu não basta ser confortável, tem de ser dinâmico. Não basta ser fiável, tem de ser apelativo. Condições por vezes antagónicas que a marca acredita ter aliado neste familiar premium. Os números falam por si: a gama IS que já vendeu mais de 200 mil unidades na Europa.

“Construído na premiada fábrica de Tahara, no Japão, e supervisionado por mestres artesãos “Takumi”, o novo IS apresenta não só um aspeto deslumbrante, como também um exclusivo desempenho de excelência” – Lexus.

Nesta terceira geração – recentemente atualizada – a Lexus apostou ainda mais nessa diferenciação. Seguindo aquelas que são as tendências da indústria automóvel, a gama IS deixou de contar com motorizações Diesel, apostando numa solução Full Hybrid – algo único no seu segmento.

Mas como vamos ver, de acordo com este construtor nipónico, não é só a motorização híbrida que distingue o Lexus IS 300h aos olhos da exigente clientela europeia. A equipa de desenvolvimento da Lexus apostou em outros detalhes diferenciadores.

Design emocional

Com as mudanças operadas no último facelift, Naoki Kobayashi, responsável da marca, acredita ter elevado o patamar de design do IS 300h para outro nível.

“Depois de meses a traçar esboços e a desenhar em computador, os nossos artesãos conseguiram dar ao IS um visual mais marcante. Entre os novos elementos de design destaco a proeminente grelha trapezoidal, a linha lateral ascendente mais evidente e uma iluminação LED a lembrar artigos de joalharia, que combinam para dar origem ao IS mais distinto que jamais construímos” – Naoki Kobayashi.

Segundo este responsável, foi o modelo a que a marca dedicou mais tempo e atenção num programa de renovação.

Interior com “toque” de artesão

A produção do IS 300h foi supervisionada por mestres artesãos Takumi, todos eles com, pelo menos, 20 anos de experiência de trabalho com a Lexus.

O resultado prático foi um interior com detalhes mais comuns a segmentos superiores: relógio central com acabamento de alta relojoaria e inserções em madeira gravadas a laser. Inserções estas exclusivamente fabricadas por artesões do departamento de áudio da Yamaha.

“Construímos o novo IS 300h com um visual mais arrojado, mas também o tornamos mais requintado para o condutor e passageiros.” – Junichi Furuyama, Engenheiro-Chefe do Lexus IS.

Em termos de conforto tanto o condutor como os passageiros têm ao seu dispor bancos ergonomicamente desenvolvidos para oferecer “elevados níveis de conforto em viagens longas e apoio lateral nas estradas mais sinuosas”.

As preocupações com a ergonomia e facilidade de utilização estendem-se a outros campos. O sistema Remote Touch (Joystick) da Lexus (última geração) permite aos utilizadores interagir de forma intuitiva com o Lexus Media Display. Segundo a marca, “é tão fácil de utilizar como um rato de computador”.

A Lexus apelidou estas preocupações com a qualidade sensorial e foco no desempenho de HMI: interface homem-máquina.

Dinâmica apurada

Para a marca, um dos campos onde o Lexus IS 300h melhor exprime a filosofia HMI é na condução.

A motorização Full Hybrid combina um motor a gasolina (com um sistema variável inteligente das válvulas Dual VVT) a funcionar em ciclo Atkinson para maior eficiência, com um motor elétrico, compacto e potente, para alcançar um desempenho suave e uma resposta imediata.

O modo ECO reduz as emissões e poupa combustível (apenas 4,3 l/100 km de combustível e 99 g de CO/km na versão Business), enquanto o modo NORMAL, para a condução do dia-a-dia, proporciona um equilíbrio entre potência, economia e conforto. Para aumentar a capacidade de resposta, o modo SPORT é o mais indicado.

É com este modo que melhor se explora o chassis fabricado com recurso a aço de elevada resistência, coadjuvado por suspensões dianteiras de duplo braço e suspensões traseiras multilink. A Lexus afirma que estes elementos “foram desenvolvidos para oferecer uma condução mais gratificante, sem diminuir o conforto de condução”.

Tecnologia ao serviço da segurança

Este novo modelo faz também chegar aos utilizadores os benefícios do Lexus Safety System+, que permite equipar este automóvel com uma série de recursos avançados de tecnologia que podem ajudar a evitar acidentes e a reduzir as suas consequências.

Tecnologias como o Monitor de Ângulo Morto (BSM), Alerta de Tráfego Transversal na Traseira (RCTA) e sistema de segurança de pré-colisão (travagem automática) transmitem uma série de avisos melhorados quanto a potenciais riscos que não foram vistos pelo condutor. Já os faróis LED, geram um campo de iluminação mais longo e mais largo durante a condução noturna.