Notícias Grupo PSA publica consumos reais de 58 modelos

Emissões

Grupo PSA publica consumos reais de 58 modelos

O Grupo PSA publicou os valores de consumo em utilização real de 58 modelos das suas marcas: Peugeot, Citroën e DS.

Não conseguem atingir os consumos oficiais que os vossos automóveis anunciam? O problema pode não estar em vocês mas nos testes de homologação. A discrepância entre os números oficiais e reais não tem parado de aumentar.

Em nome da transparência e antecipando a entrada dos novos procedimentos WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure) e o RDE (Real Driving Emissions), que deverão entrar em cena ainda este ano, substituindo o NEDC (New European Driving Cycle), o grupo PSA decidiu publicar os valores de consumos reais de 58 dos seus modelos.

Baseado no projecto europeu RDE, a PSA estabeleceu protocolos de testes com a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE) sob supervisão da entidade de certificação Bureau Veritas. O objectivo foi o de medir consumos em condições reais. Os resultados estão a ser publicados, inicialmente, em seis países: Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça.

Os testes foram realizados em estradas públicas, dos quais 23 km foram em trajeto urbano, 40 km em estrada aberta e 30 km em autoestrada. As condições reais de condução implicaram o uso de ar condicionado, transporte de passageiros e bagagem, entre outros.

PSA testa emissões em condições reais - DS3
RELACIONADO: Peugeot Partner Tepee Electric: agora com «emissões zero»

A partir dos resultados dos 58 modelos testados extrapolou-se uma estimativa para 1000 versões distintas. Estas foram efetuadas usando o mesmo motor e caixa de velocidades integrando três variantes: tipo de carroçaria, nível de equipamento e dimensões dos pneus.

A PSA disponibilizou para cada uma das suas marcas – Peugeot, Citröen e DS – portais onde podem ser consultados os valores divulgados. Foi igualmente implementado um configurador, onde o cliente pode acrescentar variáveis – números de passageiros, carga, estilo de condução entre outros -, para melhor ajustar as estimativas às suas necessidades.

Ainda não disponível em Portugal, ficam as ligações para os portais espanhol, inglês e francês:

Citröen

DS

Peugeot