Notícias Novo Lexus LS com caixa automática de 10 velocidades

Novo Lexus LS com caixa automática de 10 velocidades

As berlinas de luxo alemãs vão ser colocadas à prova pelo novo Lexus LS. O novo topo de gama nipónico foi hoje apresentado no Salão de Detroit.

É a quinta geração do topo de gama da Lexus, um modelo que segundo a marca nipónica “representa o pináculo das berlinas de luxo na ótica da tradição e da cultura japonesa”. Como tal, “tem de ir além daquilo que o mundo espera de um carro de luxo”, revelou Toshio Asahi, responsável pelo desenvolvimento desta nova geração do Lexus LS.

Como é apanágio da marca, em termos de design não houve problemas em assumir soluções ousadas. É possível observar que muitas das soluções apresentadas no Lexus LS transitam diretamente do LC 500 Coupé, deixando clara a aposta da Lexus num visual mais dinâmico – algo pouco usual neste segmento marcado pela sobriedade.

lexus ls

Em termos técnicos, a marca coloco neste novo Lexus LS todo o seu know-how. O novo LS estreia um novo motor 3.5 litros biturbo, capaz de desenvolver 421 cv e 600 Nm de binário máximo – uma notável evolução face ao motor V8 que equipava a geração que agora vai cessar funções.

Este novo motor vai estar acoplado a uma caixa automática de 10 velocidades, desenvolvida para oferecer “acelerações instantâneas e uma progressão constante ao longo de toda a faixa de rotação”. Segundo a marca, o Lexus LS será capaz de cumprir os 0-100km/h em apenas 4,5 segundos.

Concentrado tecnológico

Se em termos mecânicos a evolução é notória, o que dizer do interior? A Lexus está apostada em oferecer uma experiência de conforto absoluto aos seus ocupantes, não só em termos de conforto de rolamento como em termos de conforto acústico.

Além dos tradicionais cuidados na insonorização do habitáculo, a Lexus equipou o LS com um sistema de som inteligente Active Noise Control que emite determinadas frequências que reduzem a percepção do ruído oriundo do motor e do sistema de escape. Também as jantes estão equipadas com um componente em alumínio, que reduz substancialmente as vibrações e ruídos gerados pelo rolamento dos pneus.

lexus ls

Com este silêncio a bordo, seria um «crime» não equipar o Lexus LS com um sistema de som de luxo. Os audiófilos ficarão satisfeitos por saber que o LS está equipado com um sistema de som 3D sorround com assinatura da Mark Levinson, que pode ser controlado na consola central através de um enorme head-up display de 12.3 polegadas (o maior do mundo segundo a marca).

Em termos dinâmicos é de destacar a adopção da plataforma de nova geração GA-L – é a plataforma mais rígida da história da Lexus. A distância entre eixos é de 3.125 mm, ou seja, 35 mm mais
longa do que o atual modelo LS na versão longa. Apresentado esta semana no Salão de Detroit, este novo Lexus LS só deverá chegar ao mercado nacional no início de 2018.