Notícias Citroën C3 1.2 PureTech Shine: fresco e urbano

Carro do Ano 2017

Citroën C3 1.2 PureTech Shine: fresco e urbano

O irreverente Citroën C3 é a grande aposta da marca francesa para o Carro do Ano 2017. A Razão Automóvel é um dos membros do júri.

Citroën C3

O Citroën C3 vem tomar o lugar do best-seller da marca francesa, com uma atitude renovada, apostado em conquistar um público jovem, urbano e conectado. Entre outros argumentos, a principal arma do novo C3 é o design arrojado, onde sobressai a dianteira, com grelha de dupla barra cromada, e o tejadilho ‘flutuante’ colorido, impressão suportada por pilares de cor negra.

Os airbumps das portas dão aquele toque de robustez, podendo, à imagem dos aros dos faróis e das capas dos espelhos, assumir várias cores para maior personalização.

No interior do Citroën C3, o bem estar de cada passageiro foi analisado ao pormenor, do contorno dos bancos à luminosidade proporcionada pelo teto panorâmico, passando por questões mais práticas, como os compartimentos para objetos, sem esquecer o conforto oferecido em estrada pela suspensão. A bagageira tem volumetria exemplar na classe, com 300 litros de capacidade.

RELACIONADO: Conhece todos os candidatos ao Carro do Ano 2017 «ao vivo»

O C3 é proposto em quatro temas interiores distintos – Ambiente, Metropolitan Grey, Urban Red e Hype Colorado – e três níveis de equipamento – Live, Feel e Shine.

CA 2017 Citroen C3 (4)

O Citroën C3 possui motorizações de última geração a gasolina PureTech e Diesel BlueHDi, todas elas eficientes e sóbrias. A gasolina estão disponíveis motores 1.2 de três cilindros, de 68, 82 e 110 cv (Stop & Start), com caixa manual de cinco velocidades. A gasóleo, a oferta é de motores 1.6 de quatro cilindros, de 75 e 100 cv (ambos com Stop & Start), também com caixa manual. Em opção, existe também com a caixa automática EAT6.

No campo tecnológico, o novo C3 estreia a ConnectedCAM Citroën, uma câmara HD com lente angular de 120 graus, conectada, que permite captar, sob a forma de imagens ou vídeos, instantes da vida e partilhá-los nas redes sociais de modo imediato ou apenas para os manter como lembranças de viagens. Serve igualmente de elemento de segurança, pois em caso de acidente é guardado automaticamente o vídeo dos 30 segundos imediatamente antes e 60 segundos após o registo de impacto.

Desde 2015 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do prémio Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal.

A versão que a Citroën submete a concurso no Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, Citroën C3 1.2 PureTech 110 S/S Shine, monta um motor de três cilindros com 1.2 litros e uma potência de 110 cv, acoplado de origem com caixa manual de cinco velocidades.

Em termos de equipamento, de série esta versão está dotada de A/C automático, ecrã tátil de 7” com MirrorLink multifunções, câmara de visão traseira, Connect Box, Pack Visibilidade e reconhecimento de sinais de trânsito.

Além do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, o Citroën C3 1.2 PureTech 110 S/S Shine concorre igualmente à classe Citadino do Ano, onde enfrentará o Hyundai i20 1.0 Turbo.

Especificações Citroën C3 1.1 PureTech 110 S/S Shine

Motor: Três cilindros, turbo, 1199 cm3
Potência: 110 cv/5500 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 9,3s
Velocidade Máxima: 188 km/h
Consumo Médio: 4,6 l/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Preço: 17 150 euros


Texto: Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal