Notícias Renault 5 Turbo II com apenas 5.900 km à venda

Renault 5 Turbo II com apenas 5.900 km à venda

Este Renault 5 Turbo II vai a leilão já no próximo mês de fevereiro.

Os mais novos podem nunca ter ouvido falar dele, mas os mais mais velhos sabem muito bem que modelo é este. Trata-se do Renault 5 Turbo II, um dos melhores hatchback franceses de todos os tempos.

Lançado em 1983, o Renault 5 Turbo II era a versão mais potente, mais leve e mais radical do primeiro R5 Turbo apresentado 3 anos antes. Um modelo que deve a sua existência ao sucesso do Lancia Stratos. Jean Terramorsi, na altura vice-presidente do departamento de produção da Renault, acreditava que a marca francesa devia seguir o exemplo da Lancia, que tinha no Stratus um verdadeiro «porta-estandarte» da marca.

À semelhança da Lancia, também Terramorsi sabia que o Renault 5 Turbo II nunca ia vender muito, e não vendeu – apenas se produziram 3.200 unidades. A sua missão era outra: aumentar a notoriedade da marca e ajudar a vender os modelos mais comuns da gama. Assim foi.

Em termos técnicos, o Renault 5 Turbo II repetia a fórmula mais exótica naquela época: tração traseira e motor central. Isto num conjunto bastante leve e com uma distância entre eixos muito curta.

No coração do R5 Turbo II encontrávamos um motor 1.4 litros que graças ao recurso a um generoso turbo debitava uns impressionantes 160 cv de potência. A transmissão estava a cargo de uma caixa manual de 5 velocidades. Notável, não é?

O modelo que podem ver nas imagens encontra-se em excelente estado de conservação, tendo rodado apenas 5.900km em mais de 30 anos. No interior, todos os elementos são originais à excepção dos bancos.

Os interessados neste modelo devem reservar uma viagem para Paris, dia 8 de fevereiro, e levar na carteira um valor estimado entre os 75.000 e os 85.000 euros. Este Renault 5 Turbo II vai estar disponível num leilão de clássicos promovido pela RM Sotheby’s.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter