WRC
Novo Toyota Yaris WRC não é um Yaris qualquer, pelo contrário
Após 17 anos de ausência nas pistas, a Toyota está finalmente de regresso ao Mundial de Ralis com o novo Yaris WRC. Um regresso em grande.

Estão a ver as imagens? Este não é um Yaris qualquer – como se todos estes apêndices aerodinâmicos passassem despercebidos…
Trata-se do novo Toyota Yaris WRC, apresentado esta semana em Helsínquia, e que vai competir na próxima temporada do Campeonato Mundial de Ralis. Após 17 anos afastada da prova, nos últimos nove meses a equipa da Toyota Gazoo Racing trabalhou arduamente para desenvolver um carro capaz ganhar no WRC.
O Toyota Yaris WRC está equipado com um motor 1.6 turbo de injeção direta com mais de 380 cv e 450 Nm dirigidos às quatro rodas (tração integral permanente com três diferenciais, dois mecânicos e um ativo), acoplado a uma caixa de seis velocidades com comandos hidráulicos. Além da mecânica, é de realçar o design visualmente mais espetacular, que apenas foi possível graças aos novos regulamentos aerodinâmicos em vigor na próxima temporada.

Aos comandos do Toyota Yaris WRC vão estar os pilotos finlandeses Juho Hänninen e Jari-Matti Latvala. Este último, com larga experiência no WRC, reforçou a oportunidade de voltar a sentar-se ao volante do Toyota Yaris:
Comecei a minha carreira em 2001 num Toyota Corolla GT, e a minha primeira prova competitiva com um WRC foi em 2003 na Estónia ao volante de um Corolla WRC. Por isso, de certa forma, parece que estou a voltar a casa. Estou muito contente por integrar a equipa Toyota Gazoo Racing WRC desde o início e liderar esta nova aventura com eles. Tenho muita sorte em fazer parte deste projeto e espero alcançar muitas vitórias”.
Esapekka Lappi, o jovem finlandês que ganhou o campeonato WRC 2, vai integrar a equipa como piloto de testes. O Campeonato Mundial de Ralis tem início já no próximo mês de janeiro.


Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL