Novo Opel Insignia 2017: revolução total em nome da eficácia

Novo Opel Insignia 2017: revolução total em nome da eficácia

Mais leve, mais orientado para o condutor e mais “inteligente”. São apenas algumas das novidades do novo Opel Insignia Grand Sport.

A marca alemã está a conceber a nova geração do Opel Insignia sem olhar a meios. A missão é clara e o objetivo ambicioso: assaltar a liderança do segmento D.

No caderno de encargos do novo Insignia, uma das grandes preocupações da Opel foi a dinâmica. Por comparação com o modelo atual, o novo Insignia vai emagrecer 175 quilogramas (dependendo das versões) o que deverá produzir efeitos evidentes no comportamento em estrada, nas ‘performances’ e nos consumos.

Mas as preocupações com o setting do chassis não se ficaram pelo peso. O Insignia Grand Sport é 29 milímetros mais baixo que o atual. A distância entre eixos aumentou 92 mm, as vias alargam 11 mm e as projeções são consideravelmente mais curtas. Todas esta quotas, segundo a Opel, vão permitir que o novo Insignia tenha uma excelente estabilidade direcional, mesmo a alta velocidade.

De acordo com a marca, o chassis FlexRide, com suspensão controlada eletronicamente, também vai beneficiar de importantes evoluções. Este sistema vai ajustar em tempo real o grau de amortecimento, a assistência da direção e o desempenho da motorização, de forma automática ou através de modos pré-programados: ‘Standard’, ‘Sport’ e ‘Tour’.

O compromisso neste campo foi tão sério que os testes à dinâmica do novo Opel Insignia decorreram no exigente Nürburgring Nordscheleife – local onde atualmente a Opel testa todos os seus modelos. Naturalmente, nenhuma destas novidades faria sentido se a posição de condução não fosse a ideal, e neste campo, segundo a Opel, houve muito trabalho:

“Assim que se entra no automóvel, percebe-se que o novo Insignia foi desenvolvido a partir de uma folha em branco. O posicionamento do condutor no habitáculo é ideal, o que permite ‘sentir’ melhor o carro. O Insignia está muito mais ágil»

Andreas Zipser, Responsável da Opel

No modo ‘Sport’ do chassis FlexRide, os amortecedores adotam um funcionamento mais ‘rijo’, ao mesmo tempo que a assistência da direção e o curso do acelerador são reduzidos.

novo-opel-insignia-2017-2

A gestão do Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP) fixa a intervenção deste sistema num patamar mais alto, o que significa que efetua correções mais tarde, dando ao condutor maior liberdade para explorar os limites do automóvel. Com caixa automática, o modo ‘Sport’ programa as passagens de velocidades para rotações mais elevadas.

Em resumo, estes são os três modos de funcionamento do chassis FlexRide do novo Insignia Grand Sport, que podem ser ativados em qualquer altura:

  • Standard: o controlo eletrónico seleciona automaticamente a melhor afinação, baseado nas informações que recebe de vários sensores do automóvel;
  • Tour: é a configuração mais confortável dos sistemas de chassis, bem como a programação ideal da transmissão para favorecer consumos. Este é o modo ideal para fazer viagens descontraídas;
  • Sport: os amortecedores ganham maior pressão. As oscilações da carroçaria, em travagem e em curva, são consideravelmente reduzidas A direção dá melhor retorno tátil da estrada.

O chassis FlexRide atua eletro-hidraulicamente, adaptando os amortecedores 500 vezes por segundo, ou 30.000 vezes por minuto, às condições da estrada. O condutor pode personalizar o modo ‘Sport’ ao nível das características da direção, da resposta do acelerador e do comportamento dos amortecedores.

“O novo ‘software’ que gere o Módulo Central de Condução constitui o “coração” do chassis adaptativo do novo Insignia. É este módulo que analisa a informação enviada pelos sensores, sendo capaz de reconhecer os comandos e as reações do condutor. Os diferentes sistemas são, então, ajustados para otimizar o comportamento dinâmico”

Andreas Zipser, Responsável da Opel

Por exemplo, se o Opel Insignia Grand Sport circula em modo ‘Standard’ e o condutor decide abordar curvas com maior acutilância, o ‘software’ reconhece a atitude mais dinâmica com base nos dados de aceleração e travagem, e muda automaticamente para o modo ‘Sport’.

O novo Opel Insignia Grand Sport chega a Portugal já no próximo ano.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter