Notícias Rainer Zietlow: “a minha vida é bater recordes”

Rainer Zietlow: “a minha vida é bater recordes”

Rainer Zietlow estabeleceu o seu quinto recorde mundial de condução ao ligar a cidade de Magadan (Rússia) a Lisboa em apenas seis dias. Foram mais de 16.000 km.

Na passada semana estivemos à conversa com Rainer Zietlow, um simpático alemão que tem dedicado a sua vida a bater recordes de condução. “A minha vida é bater recordes!”, foi assim que se apresentou à plateia que o esperava num dos concessionários da Volkswagen em Lisboa. E diga-se de passagem que não é um mau desbloqueador de conversa…

O mais recente recorde de Zietlow ligou a cidade de Madagan (Rússia) a Lisboa

Rainer Zietlow e a sua equipa Challenge4 estabeleceram o seu 5º recorde mundial de condução percorrendo cerca de 16.000 quilômetros em seis dias. O desafio começou no dia 1 de julho na cidade de Magadan, na Rússia, e terminou em 7 de julho em Lisboa. Rainer Zietlow e a equipa Challenge4 percorreram ao volante de um Touareg, sete países: Rússia, Bielorússia, Polónia, Alemanha, França, Espanha e Portugal.

Entre alguns risos, Zietlow confessou que a parte mais difícil do percurso foi em território russo: “conduzir na Rússia é uma questão de fé. Tens de acreditar que nada de mal vai acontecer e, por incrível que pareça, normalmente não acontece. Os carros parecem que encolhem (risos)”. Outro dos desafios foi “sobreviver” aos caminhos esburacados da zona mais oriental da Rússia, “em menos de 50 km furámos umas seis vezes. Tivemos de optar por pneus em Kevlar. Mais pesados mas os únicos capazes de suportar aquelas condições”.

16.000 km non-stop

A aventura “Touareg Eurasia” teve também como grande protagonista um Volkswagen Touareg. O SUV alemão praticamente não foi alterado, tendo apenas recebido um rol-bar de segurança, novos bancos e um depósito de combustível maior. De todos os desafios, o maior foi mesmo mecânico “na Rússia o combustível é de péssima qualidade! Mas graças ao aditivos que usámos, o Touareg portou-se lindamente”, disse Zietlow.

rainer-zietlow-6

Com já vai sendo hábito, este recorde teve também uma vertente social. Rainer Zietlow apoiou novamente a associação Aldeias de Crianças SOS, com 10 cêntimos por cada quilómetro percorrido. Próximo recorde? Nem o próprio sabe. Mas não vai ficar por aqui…

Os recordes batidos por Rainer:

  • 2011: Argentina – Alasca: 23,000 km em 11 dias e 17 horas
  • 2012: Melbourne – St. Petersburgo: 23,000 km em 17 dias e 18 horas
  • 2014: Cabo Norte – Cabo Agulhas: 17,000 km em 21 dias e 16 horas
  • 2015: Cabo Agulhas – Cabo Norte: 17,000 km em 9 dias e 4 horas
  • 2016: Magadan – Lisboa: 16,000 km em 6 dias

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter