Notícias Rosenbauer Buffalo Extreme: o maior camião de combate a incêndios do mundo

Rosenbauer Buffalo Extreme: o maior camião de combate a incêndios do mundo

Na recente vaga de incêndios que por esta altura assolam o nosso país, resolvemos ir à procura do maior carro de bombeiros do mundo: eis o Rosenbauer Buffalo Extreme.

Fundada à precisamente 150 anos, a Rosenbauer é uma empresa austríaca que se dedica à produção de veículo de combate a incêndios e a todo tipo de material para bombeiros. O seu Buffalo Extreme é atualmente o maior veículo de combate a incêndios do mundo. Com 13m de comprimento, 4,2m de altura e 3,55m de largura, este modelo é capaz de transportar 33 toneladas de água, superando assim as 25 toneladas do anterior veículo considerado o “maior do mundo”.

Mas não é só na capacidade de carga que este modelo se destaca. O Buffalo Extreme é na verdade um veículo ARFF – Salvamento e Combate a Incêndios a Aeronaves – desenvolvido para responder a desastres de aviação em sítios de difícil acesso. Como tal, integra um chassis Heavy Mover, concebido pela empresa alemã Paul Nutzfahrzeuge, especialista neste tipo de modelos. Este chassis, baseado na tecnologia da Mercedes-Benz (com a qual a Paul Nutzfahrzeuge tem uma parceria há vários anos), é adequado a qualquer tipo de terreno.

VEJAM TAMBÉM: O Mercedes-Benz Urban eTruck é o primeiro camião 100% elétrico

Quanto ao jato de água, o Buffalo Extreme consegue expelir 6500 litros de água por minuto a uma pressão de 10 bar. Para além da água é ainda capaz de expelir 6000 litros de espuma química por minuto.

Este modelo é alimentado por um motor V8 Diesel de 571 cv de potência e 2700 Nm de binário máximo. Acoplado a uma transmissão automática e com um sistema de tração integral (6×6), este motor V8 consegue mover as 68 toneladas de peso do Buffalo Extreme até aos 65km/h de velocidade máxima.

No vídeo em baixo é possível ver o Buffalo Extreme na última edição do Interschutz, em Hannover, Alemanha, naquela que é talvez a maior feira do mundo destinada ao segmento de veículos de emergência, proteção civil e segurança:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter