Low Law: O tuning em Portugal (documentário)

Low Law: O tuning em Portugal (documentário)

Um modo de vida? Um gosto pessoal? Quando para fazeres o que gostas tens de contrariar a lei e superar preconceitos. Low Law é um documentário que fala sobre tudo isto e muito mais.

Portugal é seguramente dos países onde o gosto por automóveis é mais forte, senão vejamos. Apesar das dificuldades económicas, Portugal continua a ser um dos países europeus onde a quota de mercado das marcas premium é maior. Somos também o país onde, após o período mais agudo da crise (2011 e 2012), o mercado automóvel mais cresceu em termos percentuais. Não há dúvida que os portugueses gostam de automóveis.

A NÃO PERDER: O desporto automóvel antes do politicamente correcto

Um gosto tão grande (posso chamar-lhe paixão?) que é capaz de enfrentar a lei, o preconceito enraizado na sociedade e até as dificuldades financeiras. Low Law é um documentário que fala sobre isso mesmo: sobre as dificuldades enfrentadas por quem faz dos automóveis não só um hobby mas também um modo de vida.

Ao entrevistar alguns amantes de tuning, este documentário tenta desmistificar os preconceitos que ainda persistem na sociedade – os bandidos, aceleras, criminosos, loucos, por aí fora…- quando na verdade, na sua maioria, são pessoas normais. A bem da segurança rodoviária, da legalidade, do respeito do Estado por todos os cidadãos, já é tempo do poder político se debruçar sobre esta matéria e deixar de assobiar para o lado. Ainda para mais sabendo que há dois valores em concurso, que por vezes podem ser conflitantes: por um lado, o direito que assiste a cada um de transformar aquilo que é seu, e por outro, o dever do Estado em zelar pela segurança rodoviária. Algo tem de mudar.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter