Preço do seguro automóvel deverá cair mais de 60% com os carros autónomos

Preço do seguro automóvel deverá cair mais de 60% com os carros autónomos

O último relatório da empresa Autonomous Research prevê uma queda de 63% dos preços praticados pelas seguradoras até 2060.

Muito irá mudar com a implementação dos carros autónomos na indústria automóvel. Ao que parece, o impacto deverá também fazer-se sentir nas seguradoras, de acordo com um estudo realizado pela Autonomous Research que incide sobre o mercado britânico.

Como se sabe, a falha humana continua a ser a maior causa de acidentes nas estradas – uma vez retirada essa variável, o número de acidentes tende a diminuir, partindo do pressuposto que as tecnologias de condução autónoma continuarão a evoluir. Por isso, o relatório prevê uma queda dos preços dos seguros de 63%, cerca de dois terços do valor atual. Já a receita da indústria seguradora deverá cair cerca de 81%.

A NÃO PERDER: No meu tempo os carros tinham volante

Ainda de acordo com este estudo, as atuais tecnologias de segurança como o sistema de travagem autónoma e o sistema Adaptive Cruise Control contribuem já para uma redução dos acidentes na estrada em 14%. A Autonomous Research aponta para que 2064 seja o ano em que os carros autónomos estarão acessíveis em todo o mundo. Até lá, a empresa descreve o ano de 2025 como o “ponto fulcral” da mudança, ou seja, o ano a partir do qual os preços deverão começar a baixar de forma acentuada.

Fonte: Financial Times

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter