Notícias Pelos campos de golfe com o protótipo da Mercedes-Benz Style Edition

Pelos campos de golfe com o protótipo da Mercedes-Benz Style Edition

Toda a experiência e know-how da marca de Estugarda foram transpostos para os campos de golfe graças a um novo protótipo 100% elétrico.

Em 2013, a Mercedes-Benz desafiou um conjunto de entusiastas de golfe e do mundo automóvel em todo o mundo para apresentarem as suas ideias para o desenvolvimento de um carro de golfe moderno. Através da utilização das novas tecnologias, o objetivo consistia em adaptar um modelo às necessidades dos golfistas através de uma interpretação que combinasse o design vanguardista com a vertente utilitária.

Tal ideia motivou um novo protótipo elétrico, desenvolvido pela divisão Think & Act Tank da Daimler com o contributo do fabricante de carros de golfe Garia. “Reunimos todos os parceiros relevantes do projeto – os nossos designers e o fabricante de carros de golfe Garia, que numa futura possível fase piloto será o responsável pelas vendas, produção e desenvolvimento. Nós próprios iremos gerir e coordenar as várias fases piloto com os nossos departamentos internos e parceiros externos”, revelou Susanne Hahn, diretora da divisão Think & Act Tank.

VEJAM TAMBÉM: Fizeram um crash test a um carro de golfe. Este foi o resultado.

O Carro de Golfe Garia Mercedes-Benz Style Edition apresenta uma aparência completamente diferente dos modelos convencionais. O pára-brisas curvilíneo de grandes dimensões, tejadilho em fibra de carbono e as projeções frontais e traseiras bastante curtas produzem um efeito desportivo e inovador, intensificado através de um pequeno spoiler traseiro que funciona como suporte ao saco de golfe. Outro dos destaques é a caixa frigorífica instalada por baixo do banco e uma prateleira de arrumação debaixo do tablier que mantém as bolas de golfe alinhadas.

Como não podia faltar, o carro de golfe está equipado com um ecrã tátil de 10.1 polegadas derivado dos modelos de produção – que exibe a autonomia, os consumos instantâneos de energia e permite alterar o modo de condução para “sport” ou “eco” – e um sistema de mãos-livres com ligação por Bluetooth.

Com 440 kg de peso mais os 460 kg de carga útil, o carro possui características técnicas que permitem a sua aprovação para utilização na via pública (apenas nos EUA). Para tal, o veículo está equipado com luzes de mudança de direção, faróis traseiros e uma suspensão semelhante à dos veículos desportivos. Alimentado por um motor elétrico com uma potência de 3 kW, o protótipo é capaz de atingir os 11 kW durante pequenos períodos de tempo, o que permite uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 30 km/h. Já a autonomia do veículo é de 80 quilómetros e o tempo necessário para carregar a bateria é de seis horas.

Inicialmente, serão produzidos apenas dois exemplares do protótipo, seguindo-se posteriormente a fase de produção em série cujos modelos serão comercializados através do canal digital de vendas da marca.

Mercedes-Benz Style Edition Garia Golf Car: Sternstunde auf dem Golfplatz

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter