Notícias Volkswagen up! GTI a caminho

Volkswagen up! GTI a caminho

Lembras-te do Lupo GTI? Pois bem, o mais pequeno dos Volkswagen poderá voltar a receber uma versão GTI.

Lançado em 2011, o Volkswagen up! tem sido considerado pela crítica um dos melhores modelos do segmento A, algo que já acontecia com o Lupo. Mas ao contrário deste último, o up! nunca recebeu uma versão GTI. Até agora…

Segundo a Autocar, a Volkswagen está a desenvolver uma versão GTI do up!, equipada com o novo motor EA211 1.0 TSI de 115cv e 200 Nm – o mesmo motor que encontramos em modelos como o Golf e o A3. Só que ao contrário destes, o up! pesa apenas 925kg.

De acordo com a mesma publicação, a Volkswagen poderá equipar o up! GTI com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa de dupla embraiagem DSG 7 (opcional). Alegadamente, com a caixa DSG 7 o up! GTI cumpre os 0-100km/h em apenas 8 segundos e excede os 200km/h de velocidade máxima. Para aguentar as solicitações mais agressivas, as suspensões e travões serão totalmente revistos. Isto promete!

Um pouco de história…

Recordamos que entre 1998 e 2005 a Volkwagen produziu um modelo com as mesmas aspirações desportivas: o Lupo GTI. Um citadino endiabrado equipado com um motor 1.6 litros atmosférico de 125cv. Era caro, rápido e hoje é uma espécie de «unicórnio» que toda a gente procura nos sites de classificados.

A Volkswagen chegou a comunicá-lo como “o verdadeiro sucessor do Golf GTI de 1975” – ano em a humanidade viu nascer não só o Golf GTI mas também Wish You Were Here dos Pink Floyd. Caso venha a ser produzido, será que o Volkswagen up! GTI estará à altura do legado? Esperamos que sim.

volkswagen lupo gti 2
volkswagen lupo gti 1

Imagem em destaque: Volkswagen up! facelift

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter