Notícias Mercedes-Benz patenteia sistema de refrigeração a água para os pneus

Mercedes-Benz patenteia sistema de refrigeração a água para os pneus

De forma a manter os pneus do carro a uma temperatura adequada, a Mercedes-Benz desenvolveu um novo sistema de refrigeração.

A Daimler, empresa mãe da marca de Estugarda, entregou recentemente no Reino Unido uma patente de um novo sistema de refrigeração, que consiste na pulverização de água diretamente para os pneus, de forma a controlar a temperatura dos mesmos. De acordo com este pedido de patente – que pode ser consultado aqui – a água seria armazenada num pequeno depósito.

VEJAM TAMBÉM: Mercedes-Benz vai introduzir tecnologia de carregamento wireless já em 2017

Através de um conjunto de sensores que monitorizam a temperatura dos pneus (além dos sensores no pára-brisas e no vidro traseiro), a unidade de controlo sabe quando é necessário atuar. Os três bicos de pulverização estão localizados debaixo das cavas das rodas.

O objetivo é evitar que os pneus entrem em sobreaquecimento nos dias de maior calor. Já nos invernos mais rigorosos, este sistema permite evitar a formação de gelo, através da pulverização de água a uma temperatura ligeiramente superior. Resta saber se esta tecnologia irá fazer parte dos futuros modelos da Mercedes-Benz.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter