Notícias 1 em cada 6 condutores portugueses não respeita o sinal “stop”

1 em cada 6 condutores portugueses não respeita o sinal “stop”

As conclusões são da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e revelam que boa parte dos condutores portugueses não respeita o sinal de paragem obrigatória.

No caso da aproximação a um sinal “stop” onde não são visíveis veículos a circularem na via, o estudo levado a cabo pela PRP revelou que apenas 15% dos 1181 condutores respeitaram o código da estrada, sendo que os restantes automobilistas apenas abrandaram como se estivessem na presença de um sinal de cedência de passagem.

Já nas situações em que se depararam com veículos em circulação na via onde pretendiam entrar, dos 672 veículos observados, cerca de 120 condutores não cederam a passagem e forçaram a entrada na via, obrigando veículos com prioridade a alterar a sua marcha, reduzir a velocidade ou até mesmo parar.

RELACIONADO: 31% dos portugueses enviam sms enquanto conduzem

Para José Miguel Trigoso, presidente da PRP, estes são comportamentos “muito graves” que mostram que os portugueses “desrespeitam um dos sinais mais importantes do código da estrada”, e por isso é necessário “reeducar os condutores no sentido de evitar graves acidentes que podem ser causados por esta infração”.

De acordo com os dados da PSP, em 2015 foram multados 3141 condutores por infração à paragem obrigatória.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter