BMW 2002 Hommage recorda as origens da divisão M

BMW 2002 Hommage recorda as origens da divisão M

O BMW 2002 Hommage presta a homenagem merecida ao BMW 2002 Turbo, um dos maiores exercícios de loucura da marca bávara.

Foi no decorrer do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, nas margens do Lago Como, em Itália, que a BMW revelou um novo concept: o BMW 2002 Hommage. Este concept foi pensado e projetado em homenagear os 50 anos do BMW 2002 Turbo, descrito pela marca como o state-of-art do design desportivo da época.

A NÃO PERDER: E o melhor BMW de sempre é…

Adrian Van Hoydoonk, vice-presidente da divisão de design do Grupo BMW justifica a homenagem ao modelo que deu origem à divisão M, afirmando:

O BMW 2002 Turbo colocou-se no topo da nossa gama e foi o primeiro modelo produzido em série em toda a Europa equipado com a tecnologia turbo. Isso consagrou o coupé como um desportivo genuíno. Simultaneamente, o 2002 era a vanguarda tecnológica do desenvolvimento de motores da BMW. O BMW 2002 Hommage é a nossa forma de levantar o copo e fazer um brinde a todas essas conquistas.

A BMW imaginou usou como base o M2 para interpretar a versão “moderna” do 2002 Turbo. A marca bávara não revelou quaisquer detalhes acerca da motorização do modelo, por isso acredita-se que mantenha a mesma ficha técnica que o BMW M2.

RELACIONADO: BMW equaciona rival para o Porsche 911

E por falar em componentes estéticos, o BMW 2002 Hommage consegue aliar na perfeição o passado e o futuro da marca. Como tal não poderia faltar no modelo de homenagem as faixas azuis e vermelhas que caracterizam a divisão M, a inscrição invertida da palavra “ turbo” na dianteira – dizia-se que era para que os outros condutores distinguissem o 2002 Turbo dos outros modelos da gama e o deixassem passar – e o emblemático “nariz de tubarão”.

Para recordares ou conheceres a história do BMW 2002 Turbo, podes dar uma vista de olhos aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=-393Z7eZ2Wc#t=56

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter