Notícias Ford Model T: a volta ao mundo num carro com mais de 100 anos

Insólito

Ford Model T: a volta ao mundo num carro com mais de 100 anos

O casal holandês Dirk e Trudy Regter decidiu aventurar-se numa volta ao mundo ao volante de um... Ford Model T. Conhece a histórias destes intrépidos aventureiros.

Como se realizar uma volta ao mundo não fosse, por si só, uma aventura, Dirk e Trudy Regter decidiram fazê-lo ao volante de um Ford Model T de 1915: um dos primeiros modelos da indústria automóvel.

A paixão deste casal pelos modelos históricos da Ford já dura há largos anos: antes de adquirir em 1997 um Ford Model T, Dirk Regter foi proprietário de um Model T de 1923 e de um Model A de 1928.

Após a reforma, o casal holandês achou (e bem) que o que tinham na garagem era bom demais para ficar parado. Inicialmente, o objectivo era apenas tentar fazer uma viagem de longo curso, mas como não sabiam para onde ir, aventuraram-se numa viagem à volta do mundo.

Em África tivemos que soldar uma roda dianteira num serralheiro local.

A viagem começou em 2012 entre Edam, na Holanda, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Em 2013, Dirk e Trudy viajaram entre os Estados Unidos e o Canadá, num total de 28 000 km e 22 estados em 180 dias. Um ano depois, o casal chegou à América do Sul, numa viagem de 26 000 km por mais 180 dias. No total, esta dupla já percorreu quase 80 000 km e durante a estadia nos vários países, o casal conseguiu angariar fundos para vários projectos humanitários da organização de ajuda infantil Children’s Villages.

As peripécias foram muitas – “em África tivemos que soldar uma roda dianteira num serralheiro local”, conta Dirk Regter – mas o casal não pretende interromper a viagem. Agora, o plano passa por atravessar a Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Índia e os Himalaias, antes de chegar à China. Achávamos nós que tínhamos feito uma proeza