Clássicos The Beast, o carro presidencial de Barack Obama

Frota do Estado

The Beast, o carro presidencial de Barack Obama

As especificações do carro do Presidente dos EUA são secretas. Entre rumores e factos reais, conheçam a "besta" de Barack Obama.

Cadillac One (2009) "The Beast"

Um dia depois da eleição de Marcelo Rebelo de Sousa para a Presidência da República Portuguesa e a pouco mais de 9 meses para a eleição do Presidente dos EUA – considerado por muitos como o “homem mais poderoso do mundo” (depois do Chuck Norris…) – decidimos dar-te a conhecer os detalhes do The Beast, o carro do Presidente dos Estados Unidos.

Como não podia deixar de ser, a produção do carro do Presidente dos EUA seguiu a tradição “Made in USA” dos seus antecessores e ficou a cargo da General Motors, mais concretamente a cargo da Cadillac. A viatura presidencial do Barack Obama é conhecida pela a alcunha de The Beast (a “Besta”) e não é difícil de perceber porquê.

Alegadamente, a “besta” de Barack Obama pesa mais de 7 toneladas e apesar da sua aparência relativamente normal (chassis do Chevrolet Kodiak, traseira do Cadillac STS, faróis e espelhos do Cadillac Escalade e uma aparência geral que se assemelha ao Cadillac DTS) é um verdadeiro tanque de guerra, preparado para responder a ataques terroristas e potenciais ameaças.

Cadillac One "The Beast"
Cadillac One “The Beast”

De entre os vários mecanismos de defesa – pelo menos os que são conhecidos… – fazem parte vidros à prova de bala com 15 cm de espessura (capazes de suportar munições de guerra), pneus Goodyear anti-furo, depósito blindado, sistema de visão nocturna, protecção contra ataques bioquímicos, canhões de gás lacrimogéneo e espingardas prontas a disparar.

Em casos de emergência, existe ainda a bordo uma reserva de sangue com o mesmo grupo sanguíneo de Barack Obama e uma reserva de oxigénio para eventuais ataques químicos. Vejam a grossura da porta:

Cadillac One "The Beast"
Cadillac One “The Beast”

No interior podemos encontrar todos os luxos a que um presidente tem direito, desde banco em pele até um sistema de comunicação avançado com ligação direta à Casa Branca. Ao volante não está um simples chauffeur, mas sim um agente secreto altamente treinado.

Por motivos de segurança as especificações do carro permanecem secretas, mas especula-se que esteja equipado com um motor V8 6.5 litros a gasóleo. Alegadamente, a velocidade máxima não supera os 100km/h. Já os consumos estimam-se que estejam próximos dos 120 litros por cada 100 km. No total, o custo estimado de produção é de cerca de 1.40 milhões de euros por unidade.

Cadillac One "The Beast"
Cadillac One “The Beast”