Mazda MX-5: espírito roadster

Mazda MX-5: espírito roadster

Mazda MX-5 World Car Of the Year

É a quarta geração do popular roadster da marca japonesa. O Mazda MX-5 está mais curto, mais leve e com melhor distribuição de peso. Motores SKYACTIV com 131 cv e 160 cv.

A Mazda tem em curso uma profunda renovação da sua gama e um dos seus mais icónicos produtos não podia ficar à margem deste ciclo.

A quarta geração do Mazda MX-5 permanece fiel aos princípios fundamentais que fizeram dele um notável caso de sucesso nas duas últimas décadas. A reencarnação moderna do espírito roadster dos ligeiros descapotáveis ingleses da década de 60. Um descapotável de dois lugares, tração traseira, de construção leve e condução divertida são os princípios gerais sobre os quais a Mazda desenvolveu esta nova geração do MX-5.

Com um visual que recebe as coordenadas do design KODO e a incorporação da tecnologia SKYACTIV nos motores e chassis, o novo Mazda MX-5 promete um comportamento dinâmico ainda mais envolvente.

Mais curto e mais leve cerca de 100 kg do que a anterior geração o Mazda MX-5 recebe dois motores de quatro cilindros atmosféricos – um bloco 1.5 com 131 cv e o mais potente 2.0 com 160 cv. Para concorrer a esta edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal a Mazda inscreve a versão menos potente, mas mais acessível e económica, com médias anunciadas de consumo de 4,9 l/100 km.

A transmissão é exclusivamente manual de seis velocidades e todo o chassis e suspensão foram renovados para assegurar um maior eficácia em traçados sinuosos, o ecossistema natural deste Mazda MX-5.

A agilidade e o equilibrio são, segundo a Mazda, elevadas a uma nova fasquia, num modelo que vê a sua aerodinâmica apurada, bem como uma mais correcta distribuição de pesos entre os dois eixos – 50 por cento à frente e 50 por cento atrás. A inércia está também mais baixa, tal como o centro de gravidade.

A NÃO PERDER: Vota no teu modelo favorito para o prémio Escolha do público no Troféu Essilor Carro do Ano 2016

Mazda MX-5-2

VEJAM TAMBÉM: A lista de candidatos ao Troféu Carro do Ano 2016

No habitáculo deste descapotável de dois lugares e capota de lona, a Mazda operou também uma profunda renovação, desenhando um cockpit mais orientado para o condutor, que continua, como tradicionalmente, a beneficiar de uma posição baixa de condução.

A segurança, os sistemas de auxílio à condução e os equipamentos de conforto e entretenimento a bordo foram também reforçados, com destaque para o sistema de segurança activa i-Activsense que promete “considerável proteção passiva para passageiros, assim como para os peões.”

A aplicação do conceito heads-up cockpit usado noutros Mazda ajuda o condutor a retirar o máximo de toda a tecnologia do veículo, mantendo-se sempre concentrado na estrada, enquanto o sistema de conectividade MZD Connect permite o acesso seguro à internet através do comando rotativo ou por controlo de voz.

Os preços do Mazda MX5-5 iniciam-se nos 25.000 euros e estendem-se até aos 40.500 euros da versão mais potente e equipada.

Mazda MX-5

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal
Imagens: Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter