Faleceu Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher na Fórmula 1

Faleceu Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher na Fórmula 1

Maria Teresa de Filippis, foi a primeira mulher na Fórmula 1. Venceu numa época dominada pelo preconceito. Até sempre Filippis!

O desporto automóvel despede-se hoje de uma das suas glórias. Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher a disputar um Grande Prémio de Fórmula 1, morreu hoje aos 89 anos de idade. Ainda não foi confirmada a causa da morte da ex-piloto italiana.

RELACIONADO: A história de Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher na Fórmula 1

Recordamos que Filippis correu na Fórmula 1 entre 1958 e 1959, alinhando na grelha de partida em três grandes prémios: Portugal, Itália e Bélgica. Antes disso, foi vice-campeã de Itália, num dos campeonatos de velocidade mais disputados e competitivos da época.

maria-de-fillipis2

Maria Teresa começou a correr aos 22 anos, em Itália, enfrentando uma série de preconceitos num meio dominado por homens – chegou a ser proibida de correr por ser demasiado bonita. O seu melhor resultado foi em Spa-Francorchamps, quando largou na 15ª posição e conseguiu terminar a corrida em décimo lugar.

“Eu corria apenas por prazer. Naquela época, em cada dez pilotos nove eram meus amigos. Havia, digamos, um ambiente familiar. Saímos à noite, ouvíamos música e dançávamos. Era totalmente diferente do que os pilotos hoje fazem, em que se tornaram máquinas, robôs e estão dependentes dos patrocinadores. Agora não há amigos na Fórmula 1.” | Maria Teresa de Filippis

Hoje, com 89 anos, Fillipis fazia parte da Comissão de Ex-pilotos de Fórmula 1 da Federação Internacional de Automobilismo e durante toda a sua vida, foi presença constante em eventos motorizados. O amor ao desporto motorizado acompanho-a sempre.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter