Audi A4 2.0 TDI 190 cv: primado da tecnologia

Audi A4 2.0 TDI 190 cv: primado da tecnologia

Audi A4

A nova geração do Audi A4 tenta repetir a vitória do primeiro A4 em 1996. Redução de peso até 120 kg e melhor coeficiente aerodinâmico da classe.

Em 1996, a primeira geração do Audi A4 conquistava a preferência da maior parte dos jurados do Carro do Ano em Portugal, vencendo então o mais importante prémio atribuído a um produto automóvel em Portugal.

Vinte anos depois o mundo mudou e, naturalmente o Audi A4 também, atingindo um grau de sofisticação tecnológica e de eficácia em estrada que o posicionam como uma das referências do seu segmento e como um dos candidatos à vitória na 32ª edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016.

A nova geração do Audi A4 sintetiza o espírito do seu tempo, acrescentando valor a uma proposta tradicionalmente competitiva no seu segmento. Condução e segurança na estrada, eficiência e consumos, tecnologia e qualidade de vida a bordo são as principais áreas de pensamento e ação no novo Audi A4, que se traduzem num produto automóvel que eleva a fasquia num segmento altamente competitivo e tradicionalmente dominado pelos construtores alemães.

A NÃO PERDER: Vota no teu modelo favorito para o prémio Escolha do público no Troféu Essilor Carro do Ano 2016

Apesar de estar maior e oferecer mais espaço a bordo, o novo Audi A4 está mais leve e aerodinamicamente eficaz, o que permite apurar a agilidade em estrada e também reduzir os consumos na sua completa gama de motores.
A nova geração de propulsores de quatro cilindros TFSI com processos de combustão recentemente desenvolvidos melhora o desempenho em critérios importantes como consumo de combustível, emissões e de performances.

Depois, a tradicional oferta Diesel, corporizada em quatro blocos com potências que oscilam entre os 150 cv e os 272 cv. A potência aumentou, mas o consumo de combustível anunciado foi reduzido em 21 por cento. A gama A4 oferece versões de tração dianteira e integral quattro (consoante a versão), bem como três tipos de transmissão – manual, s tronic de 7 velocidades e a mais evoluída Tiptronic de 8 velocidades, que adoptam agora a função de roda livre, que permite poupanças de combustível.

A dinâmica em estrada é também um dos pontos fortes do Audi A4, que combina a eficácia em curva com o conforto de rolamento, graças ao evoluído sistema de suspensão, à nova direção eletromecânica assistida e a um novo chassis, totalmente redesenhado.

Audi A4 Limousine-7

VEJAM TAMBÉM: A lista de candidatos ao Troféu Carro do Ano 2016

Em matéria de tecnologia, o novo Audi A4 respresenta um salto em frente, quer em dispositivos de auxílio à condução quer em infoentretenimento. Destaque para o inovador cockpit virtual, a combinação de uma instrumentação totalmente digital que destaca num ecrã LCD de 12,3 polegadas a exibição das informações mais importantes em gráficos de alta resolução, com grande detalhe e efeitos sofisticados.

O sistema de controlo multimédia MMI integra agora um Audi smartphone interface, capaz de adotar os sistemas iOS e Android para telemóveis num ambiente desenvolvido especialmente para esta finalidade.

Na eleição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal a Audi submeteu a concurso a versão A4 2.0 TDI de 190 Cv, uma das mais equilibradas de toda a gama e que será a escrutinada pelo Júri nos testes de estrada.
O Audi A4 concorre ainda ao prémio Executivo do Ano, que distingue as melhores propostas naquele segmento, onde vai defrontar o DS5 e o Skoda Superb.

Audi A4

Texto: Prémio Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal
Imagens: Gonçalo Maccario / Razão Automóvel

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter