Notícias Mazda MX-5 com motor Cummins 4BT: a derradeira “drift machine”

Mazda MX-5 com motor Cummins 4BT: a derradeira “drift machine”

A Pistonhead Productions, uma publicação automóvel gerida por conjunto de entusiastas (como nós), pretende casar um pequeno MX-5 com um “gigante” motor Diesel Cummins 4BT.

É um plano absurdo, e nós adoramos planos absurdos: colocar um motor Diesel Cummins 4BT num Mazda MX-5 em menos de 48 horas. Rebuscado? Talvez, mas a determinação é tanta que a Pistonhead Productions já colocou um marcha uma campanha de crowdfunding para angariar os fundos necessários para arrancar com projecto.

O motor Cummins 4BT corresponde à primeira geração de uma família de motores muito populares nos EUA e que são utilizados maioritariamente em veículos comerciais e carrinhas como a Dodge Pickup. Este motor em particular é um bloco 3.9 litros de quatro cilindros com binário para dar e vender.

RELACIONADO: A Fiat defende as diferenças do 124 Spider face ao Mazda MX-5

Não contente com o caderno de encargos, a equipa da Pistonhead Productions pretende acrescentar ainda mais potência ao 4BT. Outra das tarefas será melhorar a suspensão e a distribuição de peso do carro assim que for montado o motor.

O veículo base será um Mazda MX-5 de 1990 que foi generosamente doado pela Havelock Car and Truck. O motor Cummins já está a caminho, mas para tudo o resto será necessário um valor de cerca de 10.000 dólares e é precisamente esse o montante que é pedido na angariação de fundos.

VEJAM TAMBÉM: Mazda desvenda concepts Speedster e Spyder no SEMA

O objectivo deste projeto é participar em eventos desportivos e posteriormente vendê-lo. O valor da venda reverterá na totalidade para a escola secundária de Huntsville, no Canadá.

À data de publicação desta notícia a empresa já tinha conseguido angariar $3.258, que corresponde a um terço do valor total pretendido, numa altura em que falta cerca de mês e meio para o fim da campanha. Caso estejas interessado em contribuir para este projecto, podes fazê-lo aqui.

Por aqui, nós também já começámos a pensar num plano semelhante. Montar um motor V8 numa Renault 4L de tração traseira. O que acham?

miata mazda mx-5 cummins (2)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter