Notícias Nissan Juke celebra 5º aniversário com origami em tamanho real

Nissan Juke celebra 5º aniversário com origami em tamanho real

O artista britânico Owen Gildersleeve fez um «bolo de aniversário» para a Nissan pelos seus cinco anos de Juke: um origami em tamanho real deste crossover.

Estamos perante uma escultura única: utiliza 2.000 peças de papel dobrado e demorou mais de 200 horas a produzir. Dizem que as melhores ideias começam com um pedaço de papel em branco, pois bem, para a comemoração do 5º aniversário do Nissan Juke e do seu recorde de vendas de mais de 700.000 unidades que o tornam líder de mercado na Europa, a Nissan e Owen Gildersleeve colaboraram num projeto original: criar um “Juke origami” em tamanho real.

Como homenagem à herança japonesa da Nissan e inspirado nos primeiros passos da conceção de um automóvel – passar as ideias ao papel – Owen construiu uma complexa réplica em papel com as exatas dimensões do Juke. Um trabalho que lhe demorou mais de 200 horas e em que dobrou mais de 2.000 peças de papel.

O Juke em origami possui a mesma orientação artística arrojada – patente no guarda-lamas, nas luzes e na grelha – que dão a este crossover um carácter exclusivo.

“Realizar este projeto foi excelente, representou muito trabalho mas foi muito recompensador. Dada a sua natureza de obra comemorativa, quis incluir muitas influências, como o foco sobre o origami inspirado nas origens japonesas da Nissan. A utilização de muitas partes individuais de papel para criar uma estrutura global também representa os milhares de pessoas que ajudaram a tornar o Nissan Juke uma realidade, e os milhares que o conduzem em toda a Europa” | Owen Gildersleeve.

VEJAM TAMBÉM: Nos tempos livres a Lexus fez um carro em Origami…

O futuro a longo prazo do Juke foi recentemente assegurado quando a Nissan confirmou que a fábrica de Sunderland iria produzir a próxima geração do Juke, aproveitando o investimento recente da Nissan de 100 milhões de libras nestas suas instalações fabris.

Darryl Scriven, Diretor de Design no Centro de Design Nissan na Europa, disse: “O primeiro passo na conceção de qualquer automóvel envolve colocar o lápis no papel. A partir desse início simples, realiza-se uma complexa viagem até à produção que envolve centenas de pessoas qualificadas, milhares de horas de mão-de-obra e milhões de euros em investimento. Por todas essas razões, achamos adequado que no seu quinto aniversário celebremos o Nissan Juke com um tributo que remonta àquele simples mas audaz primeiro passo, tudo executado com a inovação que é característica da Nissan e, claro, com emoção”.

O Juke em Origami foi revelado no “World Origami Days” (Dias Mundiais do Origami), celebrado em todo o mundo entre 24 de outubro e 11 de novembro.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter