Clássicos Toyota 2000GT: o desportivo de luxo da Terra do Sol Nascente

Toyota 2000GT: o desportivo de luxo da Terra do Sol Nascente

Toyota 2000GT

Este é o Toyota 2000GT, o supercarro que rivalizou com os desportivos do velho continente e que é hoje um marco importante para a indústria automóvel japonesa.

A ideia surgiu no início da década de 60, quando a marca nipónica decidiu comprar alguns carros europeus para testes, entre os quais o Jaguar E-Type, o Porsche 911 e o Lotus Elan. A Toyota, que na altura era considerada uma marca conservadora, pôs mãos à obra e construiu o seu próprio desportivo. Isto foi possível graças a uma parceria com a Yamaha, que ficou a cargo de grande parte da produção.

O carro foi visto pela primeira vez no Salão de Tóquio de 1965, tendo participado em 1966 no Grande Prémio do Japão e no ano seguinte nas 24 Horas de Fuji. O sucesso do Toyota 2000GT culminou com uma presença no grande ecrã em You Only Live Twice, filme da saga James Bond.

Equipado com um motor 2.0 litros de 6 cilindros em linha e 150 cv, o Toyota 2000GT alcançava 235 km/h de velocidade máxima. Além disso, era um veículo aerodinâmico, moderno e seguro, tendo recebido vários elogios a nível mundial. Contudo, o carro foi um fracasso de vendas, não conseguindo competir com os seus concorrentes, muito devido aos preços elevados. Foram produzidas apenas 351 unidades.

Apesar disso a Toyota conseguiu inovar e demonstrar a vitalidade da indústria japonesa. Actualmente é um carro bastante desejado por colecionadores, tendo um exemplar sido vendido num leilão em 2013 por 1.2 milhões de dólares.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter