Clássicos Typ 508: o primeiro carro com motor diesel da VW

Typ 508: o primeiro carro com motor diesel da VW

Com o "Dieselgate" a preencher as primeiras páginas dos jornais, retrocedemos ao primeiro motor diesel da marca, bem antes do Golf Mk1.

No início dos anos 50, os baixos preços do diesel que se praticavam na Europa e a escassez de gasolina, devido à guerra na Coreia, levaram a Volkswagen a apostar no motor diesel. Em conjunto com a Porsche deram ao projeto o nome de Typ 508. Resultado: um motor exclusivo, que apesar do ruído até tinha um consumo bastante satisfatório. Debitava 25 cavalos (o Beetle convencional debitava 36 cv) e atingia um máximo de 3.300 rotações por minuto. Os 0-100 km/h cumpriam-se nuns penosos 60 segundos…

Mais tarde, o presidente da Volkswagen em funções, Heinz Nordhoff, chegou à conclusão que o veículo não iria vender nos EUA por ser barulhento, lento e muito poluente. O projeto acabou por ser abandonado.

Em 1981, a Porsche, por ocasião do seu 50º aniversário, ofereceu 50 mil marcos alemães a Robert Binder para reconstruir o primeiro motor diesel da Volkswagen. O objectivo era colocá-lo num Carocha de 1951, uma operação que viria a ser bem sucedida ainda que muito difícil de concretizar.

Hoje e apesar de funcional, o “Volkswagen Käfer Diesel” naturalmente que não passa nos testes de emissão de poluentes. Ainda assim, os mais nostálgicos podem encontrar o veículo em exibição no Museu da Porsche.

Galeria de imagens via AutoBild