Testes Range Rover Evoque SD4: uma questão de estilo

Range Rover Evoque SD4: uma questão de estilo

Apresentado em 2010, o design do Range Rover Evoque parece imune à passagem do tempo. Ainda assim, este ano surgirá uma versão facelift com mudanças ligeiras.

É raro um automóvel ser tão consentâneo estilisticamente como tem sido o Range Rover Evoque. Belo e aparentemente intemporal, o mais urbano modelo da gama Range Rover tem somado vendas e conquistado vários corações ao longo da sua já longa carreira comercial.

A marca inglesa – detida por um conglomerado industrial de origem indiana, a Tata Motors – conseguiu aliar no Evoque, em simultâneo, modernidade e tradição. Um casamento feliz que tem trazido prosperidade a uma marca que passou tempos difíceis. Tempos que felizmente são águas passadas, sendo o Evoque um dos representantes deste novo fôlego da casa britânica.

IMG_4818

A apresentação cuidada do interior, o design inconfundível e um sistema de tração condizente com os pregaminhos da marca, prestam homenagem a esta casa responsável por alguns dos mais marcantes todo-o-terreno da história.

Apesar da maioria dos clientes-alvo do Evoque não pretenderem praticar off-road, nesta versão, o Range Rover Evoque vem equipado com um competente sistema de tração integral Terrain Response, que permitem a este crossover urbano enfrentar obstáculos de alguma complexidade e enfrantar com à vontade aquelas férias na neve.

IMG_4811

Mesmo com sistema de tração integral (há versões com apenas tração dianteira), o terreno de eleição do Evoque continua a ser os ‘altos e baixo’ das cidade e das estradas pavimentadas. Locais onde os 190cv de potência do motor 2.2 SD4, aliados à caixa de 9 velocidades se sentem em casa.

Um motor que já apresenta alguns anos de serviço e que em breve será substituído pela nova família de motorizações da Jaguar/Land Rover: o Ingenium TD4 de 150 e 180cv, mais poupados e mais eficientes. Enquanto isso, contamos com os préstimos desta unidade que graças à caixa de nove velocidades – por vezes algo indecisa – consegue consumos na ordem dos 8,1 l/100km – um valor distante dos 5,4 l/ 100km anunciados pela marca, muito por culpa do sistema de tração.

No interior, é o sistema de infoentretenimento que acusa o peso do anos, tanto pelo grafismo como pela complexidade no manuseamento – algo que também será revisto na versão facelift deste Range Rover Evoque. Quanto ao restante habitáculo, tirando alguns acabamentos menos bem conseguidos, este crossover merece boa nota. Em asfalto o comportamento é são e previsível, enquanto que em estradas de terra, graças à rapidez do sistema Terrain Response, são possíveis algumas brincadeiras em total segurança.

IMG_4836

Para quem quer pretende um automóvel com estilo, tradição e versatilidade para os mais  diversos tipos de utilização, o Range Rover Evoque continua a ser uma excelente opção. Os preços começam nos 44.498 euros da versão eD4 com 150cv e tração dianteira. O modelo que puderam apreciar nas imagens, fica um pouco mais caro: 64.860€ euros.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter