Notícias Novo método de burla na venda de carros usados

Novo método de burla na venda de carros usados

Este novo método de burla já terá lesado dezenas de pessoas. É acordado pagamento mas em vez de transferência bancária, os burlões usam cheques roubados.

Os vendedores só se apercebem depois, quando o carro já está na posse do comprador. Foi o que aconteceu a uma família de Cristelo, Paredes. Em apenas três dias, um bom negócio transformou-se num pesadelo.

Hugo queria vender uma carrinha por 13 mil euros a um insuspeito interessado. Acordados os pormenores da venda, o homem iria de Lisboa recolher o carro em Campanhã, no Porto, e pagaria por transferência bancária.

Hugo pediu à mãe “para ir ao banco confirmar se a transferência tinha sido feita”. “Foi ao banco, tirou um extrato bancário, o dinheiro aparecia como saldo contabilístico”, pensou na sua boa-fé, que estava tudo bem feito e entregou a chave ao comprador. O saldo aparece na conta, mas afinal o cheque é roubado. E, nessa altura, o carro já está na posse do burlão.

Um método de burla que já está a ser investigado pelas autoridades. Mas há formas de evitar ser vítima deste tipo de burlas. “Quem vende determinado bem, através de uma plataforma informática, antes de concluir a operação, tem de ter a certeza que o pagamento ocorreu. Para que o pagamento ocorra, ou a pessoa recebe em dinheiro ou, se for através de uma transferência ou depósito bancário, na conta bancária do vendedor, tem de aparecer a indicação de saldo disponível”, alerta o jurista Pedro Marinho Falcão.

Não deixe de nos seguir no Instagram e no Twitter

Fonte: TVI Online