Notícias Estudo inglês nomeia Honda Jazz como o mais fiável do mercado

Estudo inglês nomeia Honda Jazz como o mais fiável do mercado

O sempre polémico estudo de fiabilidade da What Car? e da Warranty Direct, volta a colocar um modelo Honda no topo da tabela. No extremo oposto encontramos a Bentley.

Em análise estiveram todos os veículos com uma idade entre os 3 e os 8 anos, de um total de 37 fabricantes, onde 50.000 apólices de garantia da Warranty Direct foram analisadas. O método de cálculo por parte dos peritos da What Car? baseia-se na percentagem de avarias, idade, quilometragem e custos de reparação – os carros com menor fator, são considerados os mais fiáveis.

No top 3, dominado por japoneses, a Honda segura o 1º lugar há 9 anos consecutivos, a Suzuki arrebata o 2º e a Toyota leva o bronze. No top 10, os únicos europeus são representados pela Ford Europa no 6º lugar e o grupo VAG consegue colocar a Skoda no 8º lugar.

No topo da pirâmide deste estudo encontra-se o Honda Jazz. O pequeno citadino da Honda parece não saber o que é dar dores de cabeça aos consumidores ou sequer pesar-lhes na carteira na hora de ir à oficina, com custos médios de reparação abaixo dos 400eur. No oposto deste vértice surge a exótica Audi RS6, estando na base desta pirâmide como o modelo que mais cálculos exige aos proprietários na hora da manutenção e/ou avarias, com custos de reparação médios superiores a 1000eur.

As falhas elétricas estão no topo com 22,34% das idas à oficina, seguem-se as falhas em elementos da transmissão e suspensão, com uma taxa de 22%. Curiosamente ou não, num país frio como o Reino Unido, o ar condicionado é apenas responsável por 3% das idas à oficina.

911_Service_Clinic

Porque é que a Porsche e a Bentley ocupam os últimos lugares da tabela?

As razões até são bastante simples, e podem até nem estar directamente correlacionadas com problemas de fiabilidade. Para além dos problemas pontuais documentados em modelos específicos de ambas as marcas – amiúde, transversais a todos os construtores – seria impossível ficar bem na fotografia quando se tenta comparar os custos de manutenção de um Honda Jazz com os de um Bentley Continental GT.

Há outro factor que não joga a favor das marcas mais exclusivas. Normalmente os clientes destas marcas são mais exigentes, e accionam a garantia mais vezes do que os clientes de marcas menos exclusivas, por vezes devido a problemas que em outras circunstâncias não seria levados em linha de conta. Ironia das ironias, estas são apenas algumas das falhas apontadas à fiabilidade de um estudo, que a medir a fiabilidade de automóveis não parece ser muito fiável…

service_w960_x_h540_d30b07a0-4e75-412f-a8be-094a1370bbd0

Lista das marcas mais fiáveis:

1 Honda
2 Suzuki
3 Toyota
4= Chevrolet
4= Mazda
6 Ford
7 Lexus
8 Skoda
9= Hyundai
9= Nissan
9= Subaru
12= Daewoo
12= Peugeot
14 Fiat
15 Citroen
16 Smart
17 Mitsubishi
18 Kia
19 Vauxhall
20 Seat
21 Renault
22 Mini
23 Volkswagen
24 Rover
25 Volvo
26 Saab
27 Land Rover
28= BMW
28= MG
30 Jaguar
31 SsangYong
32 Mercedes-Benz
33 Chrysler
34 Audi
35 Jeep
36 Porsche
37 Bentley

Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram

Fonte: What Car