Audi RS6 DTM: uma das bestas do próximo Gumball 3000

Audi RS6 DTM: uma das bestas do próximo Gumball 3000

O esquiador profissional Jon Olsson vai participar na edição 2015 do Gumball 3000 aos comandos de uma Audi RS6 DTM com 950cv de potência.

Para quem não sabe, Jon Olsson é um esquiador profissional. Nós não sabíamos quem era o senhor até ele ter começado a participar no Gumball 3000 – uma espécie de rali disputado em estradas públicas destinado a multi-milionários, miúdos ricos, viciados em adrenalina, estrelas de rock decadentes e celebridades excêntricas (ou tudo isto ao mesmo tempo…). As etapas atravessam países de um lado ao outro, as pausas fazem-se nos hotéis mais luxuosos do mundo, e os briefings nos casinos mais exclusivos.

As máquinas escolhidas para o Gumball 3000 são sempre excêntricas, potentes e extremamente caras. E neste campo, Jon Olsson tem sido dos participantes que mais se tem esforçado. O ano passado participou num protótipo de Le Mans (!) e este ano vai usar uma Audi RS6 inspirada no campeonato alemão de turismo DTM.

RELACIONADO: Documentário sobre os street racers bilionários de Londres

audi rs6 dtm jon olssons quattro 3

Quando o dinheiro não é problema, é tudo fácil. Jon Olsson pegou no telefone e ligou a Leif Tufvesson, ex-responsável de engenharia da Koenigsegg, e pediu-lhe para idealizar em tempo recorde (quatro meses) um package estético para a sua Audi RS6 inspirado no DTM, e ainda realizar um upgrade dinâmico (suspensões, travões e jantes).

A NÃO PERDER: Conheçam o novo Audi R8 2016

Depois, ligou para a reconhecida casa de preparações Stertman Motorsport e pediu-lhes para vitaminarem ao máximo o motor 4.0 twin-turbo V8 de 560cv da Audi, mantendo a fiabilidade dentro de parâmetros que lhe permitisse usar a carrinha no dia-a-dia. A Stertman Motorsport foi às prateleiras buscar as melhores peças e equipou a Audi RS6 DTM com turbos anodizados a ouro de 18 quilates; linha de escape artesanal; reprogramação electrónica; novos radiadores; entre outros pormenores.

O resultado final são 950cv de potência com gasolina normal, e mais de 1000cv com gasolina de competição. Aceleração dos 0-100km/h? Não sabemos. Consumos? Nem queremos imaginar. Jon vai surgir publicamente aos comandos desta Audi RS6 DTM no Gumball 3000 a 23 de Maio.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter