Notícias Novo Opel Corsa OPC: o «enfant terrible» alemão

Novo Opel Corsa OPC: o «enfant terrible» alemão

A personalidade dinâmica do Corsa OPC está igualmente bem vincada no habitáculo, onde se destacam desde logo os bancos ‘bacquet’ Recaro, o volante com base plana, bem como o punho da alavanca da caixa de velocidades, pedais e instrumentação com desenho OPC.

Na base da excecional dinâmica do novo Opel Corsa OPC está um motor de 1.6 litros sobrealimentado capaz de debitar 207 cv. A disponibilidade de potência a qualquer regime é bem revelada pelo binário máximo de 245 Nm que se mantém num patamar constante entre as 1900 e as 5800 rpm. A função ‘overboost’ oferece 35 Nm adicionais.

opel corsa opc 2016 8

A potência é transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades cujo comando se destaca por ser curto e rápido. Este é um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em meros 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h. Apesar de todos estes respeitáveis números no que toca a ‘performance’, a marca declara consumos de 7,5 l/100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 174 g/km.

Para lidar com o ímpeto de uma mecânica tão voluntariosa, os engenheiros da Opel estabeleceram uma equipa com os especialistas da Koni. Em conjunto, criaram uma solução inovadora que segundo a marca consegue aliar um excelente desempenho dinâmico a bons níveis de conforto. Este binómio tornou-se possível com a adoção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), a qual permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão. A suspensão do Corsa OPC recebe também novas molas que reduzem a altura ao solo em 10 mm e o conjunto do chassis foi calibrado a pensar num desempenho dinâmico capaz de desafiar limites.

A NÃO PERDER: Produção de Velocidade Furiosa 7 divulga vídeo com os melhores saltos

O sistema de direção do mais recente membro da família OPC também foi otimizado. Reage de forma mais direta e precisa, conseguindo tornar-se mais ‘informativa’. A travagem está a cargo de quatro discos, com os dianteiros, ventilados, a assumirem diâmetro de 308 mm. E os pneus Michelin 215/45 montados em jantes de liga leve de 17 polegadas são de série. A marca faz ainda notar que há modos de condução que permite desligar totalmente as ajudas eletrónicas.

‘Pack Performance’ eleva o patamar da dinâmica

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamento que eleva o desempenho dinâmico em alguns degraus. A transmissão passa a contar com um diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler, as rodas de 17” são substituídas por jantes de 18” e as regulações da suspensão assumem um pendor mais desportivo. O ‘pack’ oferece ainda um sistema de travagem Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.

Tal como todos os produtos criados pelo Opel Performance Center, o novo Corsa OPC foi intensamente testado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife durante a fase de desenvolvimento.