Notícias Toyota de volta ao Mundial de Ralis com Yaris WRC

Toyota de volta ao Mundial de Ralis com Yaris WRC

A Toyota vai regressar ao Campeonato do Mundo de Ralis FIA (WRC) em 2017, com o Toyota Yaris WRC, desenvolvido por si, no centro técnico situado na Alemanha, em Colónia.

A Toyota Motor Corportaion, através do seu presidente Akio Toyoda, anunciou em conferência de imprensa, realizada em Tóquio, a entrada no WRC assim como apresentou mundialmente o Toyota Yaris WRC com a sua decoração oficial.

Ao longo dos próximos 2 anos, a TMG, responsável pelo desenvolvimento do carro, vai continuar com o programa de testes do Toyota Yaris WRC, de forma a preparar a entrada nesta competição, na qual já possui 4 títulos mundiais de pilotos e 3 de construtores conquistados ao longo da década de 90.

Yaris WRC_Studio_6

O Yaris WRC está equipado com um motor 1.6 litros turbo de injeção direta, que desenvolve uma potência de 300 CV. Para o desenvolvimente do chassis a Toyota recorreu a várias técnicas, como simulações, testes e prototipagem.

Apesar do programa oficial do WRC para a Toyota estar confirmado, segue-se ainda o desenvolvimento e afinação dos detalhes, o que vai requerer equipas dedicadas de engenheiros e especialistas para tornar o carro ainda mais competitivo.

Vários jovens pilotos já tiveram oportunidade de testar o carro, como o francês Eric Camilli de 27 anos, que foi selecionado a partir do programa de pilotos juniores da Toyota. Eric vai integrar o programa de desenvolvimento Yaris WRC juntamente com o vencedor do rali francês Tour de Corse, Stéphane Sarrazin, que acumula a tarefa de piloto Toyota no Campeonato Mundial de Endurance FIA e, também, Sebastian Lindholm.

A experiência e dados obtidos vão ajudar a Toyota a preparar para a época de 2017, altura em que novos regulamentos técnicos devem de ser apresentados.