2014 foi um ano milagroso: saiba aqui porquê

2014 foi um ano milagroso: saiba aqui porquê

Já passaram três semanas desde que o ano acabou e foi um ano incrível para o sector automóvel. As previsões do início do ano apontavam para 3,9% de crescimento e ele veio a fechar nos 36,2% em relação a 2013. Ninguém estava preparado para o que aí viria, mas em Junho, uma certa publicação já adivinhava

Como é que isto aconteceu? 2013 já acabava com mais 11% em relação ao ano anterior. Depois de anos a fio a cair – desde 2009 – o mercado automóvel começou a recuperar em Maio de 2013 sem parar. Em Janeiro de 2014, o presidente da associação do sector dizia em conferência de imprensa que as 150 mil unidades eram a «linha de água»: ficou nas 142 mil.

A Subaru não vendeu nenhum carro. A Dacia foi a marca que mais cresceu no Top 20: 91 %.

Durante este período era unânime a opinião de que o crescimento das vendas era o resultado das compras das empresas. Em certa medida, o início da recuperação foi pelas frotas (veja-se o caso da Seat ou mesmo da Renault), mas foram fundamentalmente os consumidores particulares que puxaram o mercado, como já mostravam os 70% de todo o crédito concedido.