Testes Apresentação: Novo Audi Q3 e RS Q3

Apresentação: Novo Audi Q3 e RS Q3

Fomos até Munique para a apresentação do renovado Audi Q3 e RS Q3. Mudanças subtis mas que somadas fazem a diferença no mais pequeno SUV da marca dos anéis. Recebe um design renovado, mas também melhorias na potência e eficiência dos motores. A comercialização arranca já em 2015.

Os menos atentos – quiçá até mesmo os mais atentos… – vão ter dificuldades em detetar as diferenças entre a versão atual e o renovado Audi Q3. Efetivamente, foi preciso conduzir o “novo” Audi Q3 para constatar as melhorias operadas pela marca, tanto ao nível mecânico como ao nível do chassi.

_MG_4450

O motor 2.0 TDI nas variantes de 143 e 177cv deu lugar a versões mais potentes, de 150 e 184cv respetivamente. Mais potentes, mais eficientes (até 17%) e acima de tudo mais agradáveis de utilizar. Quanto a consumos registei num percurso misto com a versão de 150cv, uma média de 5.4 l/100km – a confirmar num ensaio mais longo. Talvez por isso, este motor seja a grande aposta da marca no mercado nacional.

VEJAM TAMBÉM: Audi A7 Sportback h-tron: com os olhos no futuro

No campo das motorizações a gasolina, a estrela da companhia é o 1.4 TSI de 150cv – está também disponível um bloco 2.0 TFSI com 220cv. Nos 110km que tive oportunidade de rolar com o mais pequenos dos motores a gasolina, o motor cativou pela disponibilidade, suavidade e consumos moderados – numa condução despreocupada consegui médias de 6.6 l/100km. Esta redução de consumo e de emissões de CO2 foram possíveis, em parte, graças à tecnologia de desativação de cilindros da Audi (cylinders on demand) presente nesta unidade.

Quanto à vertente dinâmica, o Audi Q3 conhece agora um chassis redesenhado e suspensões com novas afinações. Mudanças que permitiram melhorar o conforto de rolamento deste SUV. Outra novidade é a tecnologia Audi Drive Select, que permite ao condutor ajustar o grau de firmeza dos amortecedores ativos (opcional). O Audi Q3 recebe ainda novas jantes com tamanhos que variam entre as 16 e as 20 polegadas de diâmetro.

No que ao design diz respeito, as mudanças mais marcantes estão presentes na frente. A grelha foi redesenhada e apresenta agora uma estrutura tridimensional, fazendo a ligação de forma mais harmoniosa com os faróis, também redesenhados, com tecnologia xenon plus e luzes diurnas de LED. Como opção surge a possibilidade de equipar o Q3 com faróis 100% LED, um equipamento que até há pouco tempo atrás só estava disponível em modelos de segmento superior.

_DSC5617

Além de três novas cores disponíveis para a carroçaria, há novidades nos níveis de equipamento. Apenas dois: Design e Sport. O nível Design tem um aspeto mais aventureiro, com proteções da carroçaria em plástico negro, enquanto a versão Sport às jantes de maiores dimensões alia elementos na cor da carroçaria, para um aspeto mais urbano e desportivo.

Audi RS Q3: um caso à parte

A chegada do Mercedes GLA 45 AMG obrigou a Audi a espicaçar ainda mais o bloco 2.5 TFSI do RS Q3. O SUV da Audi viu a potência do motor de cinco cilindros aumentar 30cv para 340cv, enquanto que o binário aumentou de 420 para 450Nm. O Q3 RS cumpre agora a norma Euro 6.

Em termos de desempenho o novo RS Q3 consegue agora acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. O motor é combinado com uma transmissão de sete velocidades S tronic retocada. Em relação ao design o novo RS Q3 recebe pára-choques distintivos.

_29R0828

Ao volante a sensação predominante é de potência, muita potência. Potência para dar, vender e emprestar se fosse possível. Em Munique, a luta entre o meu pé direito e os radares de velocidade foi uma constante. Só daqui a algumas semanas é que ficarei a saber quem ganhou a disputa. Tudo por culpa do motor 2.5 TFSI do RS Q3, que rola a velocidades pouco recomendáveis com uma facilidade desconcertante.

Dinamicamente, os engenheiros da Audi fizeram um excelente trabalho, o RS Q3 comporta-se tão bem quanto possível tendo em consideração a altura da carroçaria. As entregas do RS Q3 começam no primeiro trimestre de 2015.

VEJAM A GALERIA DE IMAGENS:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter