Volkswagen Golf Alltrack com genes de SUV

Volkswagen Golf Alltrack com genes de SUV

A Golf Alltrack é a nova adição à gama de um dos modelos mais populares da Volkswagen. Segunda a marca, uma fusão entre dois mundos: o do asfalto e a terra.

Tal como já pudemos observar com a anterior Volkswagen Passat Alltrack, a receita não é nova, mas bastante eficaz no elevar do apelo de qualquer modelo.

Vejam também: para quem gosta de alcatrão «puro e escuro» a conversa é outra…

O estilo é apimentado com ingredientes que são comuns no universo dos SUV. A distância ao solo ganha 20mm, os arcos das rodas ganham protecções em plástico e as embaladeiras apresentam-se mais robustas. Os pára choques são distintos, e tal como as embaladeiras, apresentam detalhes e acabamentos a imitar alumínio, contrastando e aligeirando as áreas escuras onde estão integrados.

golf-alltrack-4-1

Para além da altura ao solo ter aumentado, a Golf Alltrack até vem disponível com o sistema 4Motion, um sistema de tracção integral Haldex já conhecido de vários modelos do Grupo Volkswagen e que promete níveis de tracção superiores.

A rematar o estilo mais aventureiro, encontramos umas exclusivas jantes de 17″ em pneus que parecem de perfil relativamente baixo, o que nos faria hesitar em levar a Golf Alltrack para qualquer percurso fora de estrada.

O interior também ganha estilo próprio, personalizado com revestimentos específicos nos bancos, acabamentos em pele no volante e manípulo da caixa de velocidades, placas em inox na soleira das portas com o lettering “Alltrack” entre outros apontamentos cromáticos e gráficos.

A complementar a tracção integral 4Motion, a Golf Alltrack ganha um modo de condução Offroad. Com este modo permite ter acesso a uma função Hill Descent (descida de colinas ou montes) que actua sobre os travões do carro. O pedal do acelerador e o ABS também vêm a sua configuração alterada para melhor comportamento da Golf Alltrack quando fora de estrada.

golf-alltrack-6-1

A Volkswagen Golf Alltrack estará disponível com três motores diesel e um gasolina. No campo dos diesel encontramos os já conhecidos 1.6 TDI de 110cv e o 2.0 TDI de 150 e 184cv, com este último herdado do Golf GTD. No campo da gasolina, uma estreia absoluta na gama Golf, um novo 1.8 TSI com 180cv e 280Nm de binário disponível constante desde umas baixas 1350rpm até às 4500rpm. O 2.0 TDI de 184cv e o 1.8 TSI recorrerão, de série, à transmissão de dupla embraiagem DSG de 6 velocidades.

O Volkswagen Golf Alltrack será dado a conhecer ao vivo no salão de Paris, já esta semana e estará disponível no mercado nacional em 2015, em plena Primavera. É de esperar, como acontece com a Passat Alltrack, um acréscimo de preço relativamente à carrinha Golf correspondente.