Range Rover Sport SVR: o SUV dos apressados

Range Rover Sport SVR: o SUV dos apressados

Range Rover Sport SVR

Com apresentação oficial marcada para dia 14 de Agosto, durante o certame de Pebble Beach, a parceria Jaguar – Land Rover revelou hoje a sua mais recente criação: o Range Rover Sport SVR. Simplesmente, o Land Rover mais rápido de sempre.

O Range Rover Sport SVR apresenta-se como o mais rápido veículo a sair das linhas de montagem da casa britânica e consegue-o recorrendo ao já conhecido bloco V8 sobrealimentado de 5,0l da marca, mas com algumas melhorias que o deixam a debitar uns pujantes 542 cv e 680Nm.

Um motor com estas capacidades precisa de uma sistema de escape à altura e para isso recorreu-se a um sistema activo para manter este lobo com uma pele de cordeiro em regimes baixos, mas mostrar toda a sua sonante glória a rotações mais elevadas.

RRS_15SVR_INT_LOC02_(91495)

O comportamento mais dinâmico é assegurado por um monocoque em alumínio, como aliás já é tradição da marca. A contribuir para o dinamismo deste rufia britânico, está também a suspensão, toda em alumínio, de triângulos duplos à frente e sistema multi-link atrás. Tudo para que o Range Rover Sport SVR seja capaz de lidar com o seu peso e com as velocidades que é capaz de atingir. Para assegurar trocas de mudança rápidas e precisas, é utilizada uma caixa automática ZF de 8 velocidades.

PARA RECORDAR: Range Rover Sport SVR, o mais rápido em Nürburgring

No exterior contem com elementos mais agressivos, que servem não só o propósito estético, mas também a eficiência, melhorando o arrefecimento de vários componentes bem como a aerodinâmica.

O interior (como não poderia deixar de ser…) é em pele, mas desta vez mais facilmente se associariam os bancos da frente a um desportivo italiano – suspeitamos que a Jaguar deu aqui uma “mãozinha”- do que a um Land Rover. Vários componentes em fibra de carbono foram também incluídos num interior simples que consegue ser elegantemente desportivo.

RRS_15SVR_EXT_LOC03_(91478)

Ainda que os valores de potência sejam enormes, a Land Rover mantém a tradição e continua a integrar soluções de todo-o-terreno mesmo neste Range Rover Sport SVR que se afirma com carácter claramente desportivo e estradista. O sistema Terrain Responde 2 vai fazer parte das soluções para terrenos mais exigentes, assim como uma caixa de transferência de duas velocidades e tracção permanente às 4 rodas. A suspensão continua a ser hidráulica adaptativa.

O resultado do esforço conjunto está patente nos 8min e 14 segundos que o Range Rover Sport SVR demorou a completar o circuito de Nurburgring Nordschleife.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter