Rumores: Mazda RX-9 com 450cv e turbo

Rumores: Mazda RX-9 com 450cv e turbo

O futuro Mazda RX-9 poderá ser palco de um casamento de sonho: motor Wankel com recurso a turbo. Uma aliança que poderá dar à luz 450cv de potência e um regime máximo a aflorar as 9.000 rpm.

Parece que a Mazda não nos vai deixar mal. Segundo a publicação Motoring, a marca nipónica está a preparar um sucessor para o histórico Mazda RX-7 (o RX-8 não é tão memorável, pelos motivos que todos sabemos).

Com lançamento previsto para 2017, o Mazda RX-9 chegará mesmo a tempo de celebrar os 50 anos do primeiro motor Wankel da Mazda, lançado com o modelo Cosmo em 1967.

VEJAM TAMBÉM: O mundo é um sítio melhor graças a este «monstruoso» motor Wankel de 12 rotores

mazda_rx_7

É aqui que a história começa a ficar interessante. A Mazda estava a ponderar lançar este nova geração do motor Wankel sem recurso a turbo, com uma potência a rondar os 300cv. Mas parece que o departamento de marketing disse à administração algo como: “nem pensar, isso não suficientemente excitante nem potente. Chamem os tipos da engenharia e resolvam o assunto. A celebração dos 50 anos deve ser excitante”. Não sabemos ao certo se as palavras foram estas, mas vamos imaginar que sim, ok?

LEIAM TAMBÉM: Todos os segredos dos motores Wankel na nossa Autopédia

E assim, a resposta do departamento de R&D da Mazda surgiu na forma de cinco letras: T-U-R-B-O. Se os rumores se confirmarem e o motor Wankel Turbo avançar, o próximo Mazda RX-9 terá então uma potência de aproximadamente 450cv e um regime de rotação máximo a aflorar as 9.000 rpm. Com esta potência, o Porsche 911 que se cuide…

Fonte: MOTORING