Notícias Volkswagen confirma DSG de 10 velocidades e 2.0 TDI de 236cv

Volkswagen confirma DSG de 10 velocidades e 2.0 TDI de 236cv

Depois de há 1 ano atrás ter surgido o rumor que a Volkswagen estava a desenvolver uma caixa DSG de 10 velocidades, chega agora a confirmação que a mesma irá ser produzida.

O responsável do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, afirmou no Simpósio de Engenharia Automóvel de Viena, decorrido neste mês de Maio, que a marca planeia introduzir uma nova caixa de dupla embraiagem (DSG) com 10 velocidades.

A nova DSG de 10 relações, irá substituir as atuais DSG de 6 relações, utilizada nas gamas mais potentes do Grupo Volkswagen. Esta nova DSG tem também a particularidade de suportar blocos motrizes com binários até 536,9Nm (uma das principais limitações das primeiras gerações das caixas DSG).

Segundo a Volkswagen, não se trata apenas de seguir uma tendência generalizada no setor, a nova DSG de 10 relações terá uma importância crucial no que toca a reduzir as emissões de CO2 e aumentar a eficiência dos blocos motrizes, com ganhos de 15% em modelos produzidos até 2020.

Mas a novidades não se ficam só pela nova transmissão, ao que parece o bloco EA288 2.0TDI, que actualmente se apresenta na sua versão mais potente com 184 cavalos, também será alvo de modificações, com a potência a crescer até aos 236 cavalos, já com o foco na sua introdução na nova geração do Volkswagen Passat.

Presseworkshop: MQB ? der neue Modulare Querbaukasten und neue Motoren, Wolfsburg, 31.01. ? 02.02.2012