Notícias O Jeep Renegade é um SUV americano com «raízes» italianas

O Jeep Renegade é um SUV americano com «raízes» italianas

A Jeep revelou hoje o novo Jeep Renegade, um pequeno SUV com base no Fiat 500L. Conheçam os detalhes do novo modelo de entrada da Jeep.

O pequeno SUV da fabricante americana foi hoje apresentado oficialmente no Salão de Genebra. O Jeep Renegade já tinha sido revelado, ainda sob a forma de um concept em 2008, no Salão de Detroit. O novo Jeep Renegade tem como base o Fiat 500L e será utilizado pela fabricante italiana para a produção de um modelo similar, o Fiat 500X. A produção destes dois modelos terá lugar em Melfi, Itália.

Jeep Renegade

Segundo a Jeep, o novo pequeno SUV da marca pretende, através do visual “quadrado” e da elevada distância ao solo, fazer relembrar os primeiros modelos da fabricante americana, como o emblemático Jeep Willys.

De modo a honrar os seus antepassados, o Jeep Renegade estará disponível na variante designada “Trailhawk 4×4”, equipada com jantes de 17 polegadas montadas em pneus de todo-o-terreno, sistema de tracção-integral Jeep Active Drive Low 4×4, sistema de selecção do terreno Jeep Selec-Terrain (Asfalto, Neve, Areia, Lama e Pedra, apenas disponível na variante Trailhawk 4×4), paráchoques exclusivos e vários ganchos de reboque.

Jeep Renegade

No interior estarão disponíveis vários sistemas, deste entretenimento até segurança. Um sistema de entretenimento Uconnect, que inclui o novo sistema de conectividade Uconnect Access, com um ecrã «touchscreen» entre 5 e 6.5 polegadas e um ecrã a cores de 7 polegadas no painel de instrumentos. Sistemas de monitorização de segurança a bordo, aviso de colisão frontal e de saída de estrada, estarão também disponíveis no novo Jeep Renegade.

Ao nível do design e construção do interior, esperam-se inúmeros espaços de arrumação, de modo a tornar este pequeno SUV o mais funcional e prático possível.

O Jeep Renegade terá a mesma estrutura monocoque em aço do Fiat 500L, contudo, com uma nova suspensão: MacPherson no eixo dianteiro e Chapman no eixo traseiro. O pequeno SUV da Jeep estará ainda disponível com travões de disco à frente e atrás.

Jeep Renegade

Com chegada ao mercado prevista para meados de Outono deste ano, o Jeep Renegade terá, não menos, que dezasseis combinações entre motores e caixas de velocidades. No que toca às motorizações, estarão disponíveis quatro motores a gasolina MultiAir, dois motores a diesel MultiJet II e um motor “flex-fuel” E.torQ (gasolina ou etanol). Das caixas de velocidades, estarão disponíveis duas caixas de velocidades manuais, uma caixa de dupla-embraiagem DDCT e uma caixa automática de nove velocidades, a primeira no segmento dos SUV pequenos.

Para uma experiência de todo-o-terreno ao mais alto nível, o Jeep Renegade estará disponível com o sistema My Sky, um sistema que permitirá remover os dois painéis do tejadilho. Outros utensílios úteis para a prática da tão conhecida modalidade associada aos modelos da casa americana, estarão também disponíveis: caixas de armazenamento no tejadilho e até mesmo uma câmara de vídeo traseira, para filmar toda a acção «off-road».

Jeep Renegade

As vendas do pequeno SUV da Jeep devem chegar às 150.000 unidades anuais. O Jeep Renegade terá como rivais directos o Mini Cooper Countryman, o Nissan Juke e o Opel Mokka. Terá o pequeno SUV americano de «raízes» italianas argumentos suficientes para «levantar poeira» junto dos rivais?

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!

Fiquem com o vídeo e as imagens do novo Jeep Renegade: