Notícias BMW RS M235i Green Hell Edition: pronto para Nürburgring!

BMW RS M235i Green Hell Edition: pronto para Nürburgring!

Depois do BMW M3 E92 preparado pela RS Racing Team, virar uma máquina de competição com um sucesso ainda assinalável, sem perder tempo resolvera, com o novo BMW M235i, criar a sua outra máquina de pista.

A RS Racing Team conseguiu reunir numa só máquina, uma autêntica “ferramenta de pista” multiusos. Partindo de um M235i convencional, a RS racing team foi capaz de criar um modelo de acordo com as especificações de qualquer cliente, sem que isso represente uma limitação às infinitas afinações para competição.

Mas vamos então descortinar que cocktail específico foi cozinhado neste RS M235i. Comecemos pelo interior, por sinal um dos locais que contempla as soluções menos ortodoxas. Já sabemos que no mundo da competição tudo conta e cada grama, pode significar a diferença. Quando essa preocupação é levada ao extremo e se usam materiais pouco convencionais, nesse caso estamos perante saudáveis lunáticos que têm como único objetivo quebrar tempos.

m235i-rs-h2

Uma dessas particularidades exóticas dos RS M235i, são os tapetes compostos por betume. Os tapetes são concebidos na mesma matéria sintética extraída a partir do crude e com a qual se produz o alcatrão, tudo confecionado com fibras, única e exclusivamente para salvar peso. As baquets de competição da GP Race, contam com cintos de 6 apoios fixados numa igualmente complexa roll cage de 6 apoios. Os cintos de segurança e forros das portas são em fibra de carbono. Não se esqueçam, aqui a dieta é uma regra essencial, mas sem esquecer a segurança. Por exemplo, o extintor vem incluído por debaixo da baquet do passageiro.

2014-RS-RacingTeam-BMW-RSM235i-Green-Hell-Edition-Interior-1-1280x800

Para a combinação de jantes e pneus, contamos com umas jantes de 18 polegadas da BBS ou da ATS. Com uma panóplia de cores “ao gosto do freguês”, as jantes são “forradas” com pneus semi-slicks da Michelin. Para piso molhado, a oferta fica-se por pneus de estrada com medidas a compreender os 225mm de largura ou 245mm.

Uma das soluções que poderia parecer óbvia nesta preparação, seria o RS M235i vir equipado com jantes de perno central, mas não. Ao invés dessa solução muito utilizada na competição, temos os tradicionais 5 pernos.

A restante dinâmica do RS M235i, contempla uma suspensão com coilovers clubsport da KW. E claro, carro de pista que se preze, tem de ser capaz de se imobilizar eficientemente: tubos de travões em malha de aço flexível e um conjunto de pastilhas Ferodo para competição, fazem parte da oferta neste RS M235i.

2014-RS-RacingTeam-BMW-RSM235i-Green-Hell-Edition-Interior-3-1280x800

No capítulo aerodinâmico, o capô do RS M235i recebeu dois pinos de fixação e as grelhas frontais foram otimizadas para escoar mais ar em direção aos discos da frente. O toque final é uma belíssima asa “estilo GT” em carbono da GFK e assente em braços de alumínio.

Para preparar este RS M235i para o esforço adicional em pista, tanto o motor como a caixa de velocidades, receberam apoios melhorados. O escape, projetado pela Supersprint, tem várias configurações, resultando em níveis de potência diferentes. A velocidade máxima limitada eletronicamente, pode ser desbloqueada.

As especificações técnicas surpreendem pelos números: com apenas 1290kg, o RS M235i debita 420 cavalos às 5800rpm e um binário máximo de 450Nm às 4500rpm. A performance traduz-se em 4,1s dos 0 aos 100km/h, com a velocidade máxima limitada aos 250km/h, mas com a opção de poder ser desbloqueada.

BMW_M235i_Green_Hell_Edition_2014_2

Como equipamento opcional, a RS racing team disponibiliza para o RS M235i, sistema de extinção de incêndio com controlo a partir do interior ou remoto, um radiador para o óleo do diferencial (com manómetro de temperatura), corte de corrente com comando interior ou remoto, entre muitos mais itens, prontos para satisfazer a exigência dos clientes no que toca à derradeira máquina de pista.

O preço base do RS M235i é de 57.800€, já com o IVA em vigor de 19% na Alemanha. A versão de acesso pode circular na via pública, mas consoante o equipamento opcional instalado, pode deixar de ser legal.

Uma proposta diferente com o único objetivo de proporcionar o máximo de envolvência e prazer de condução em pista, uma máquina diabólica pronta para atacar o inferno verde de Nürburgring.

2014-RS-RacingTeam-BMW-RSM235i-Green-Hell-Edition-Interior-2-1280x800