Volvo Polestar V8: um verdadeiro «grito» Viking

Volvo Polestar V8: um verdadeiro «grito» Viking

Produzido pela Yamaha, comercializado pela Volvo e alterado pela Polestar. É esta a história do motor Volvo Polestar V8 B8444S com que a marca sueca vai enfrentar o campeonato australiano V8 Supercars.

Há motores que são praticamente uma afirmação do passado histórico dos seus países. O motor Volvo Polestar V8 B8444S é um desses exemplos. A forma visceral com que afirma vocalmente a sua potência é quase uma reminiscência dos gritos de guerra dos povos Vikings, originários do Norte da Europa, berço da marca sueca Volvo.

É com este motor que a Volvo irá atacar o campeonato australiano V8 Supercars, um dos campeonatos de carros de turismo mais espectaculares da atualidade. É lá que a Volvo vai alinhar com um S60 totalmente preparado pela Polestar – a preparadora oficial da marca Sueca (uma espécie de AMG).

volvo polestar racing v8 2

Mas continuando a falar do motor, este B8444S deriva diretamente da unidade que encontrámos durante anos nos Volvo XC90 e S80. Um motor que ficou conhecido pelas suas compactas dimensões e fiabilidade. Característica que a Polestar fez questão de manter, acrescentando outra: potência! Este motor é agora capaz de desenvolver 650cv às 7500rpm.

Produzido pela Yamaha em parceria com a Volvo, o que mais impressiona neste motor preparado pela Polestar é o seu barulho. Longe dos silvos dos turbos modernos, ou da civilidade dos motores V8 mais recentes, este motor grita em plenos pulmões: eu sou filho de vikings. E é mesmo, ouçam: