Renault apresenta o seu novo motor 1.6 dCi Twin Turbo

Renault apresenta o seu novo motor 1.6 dCi Twin Turbo

Mais motor, com menos motor. Em breves palavras é o que a Renault promete com o novo motor 1.6 dCi Twin Turbo.

A máxima instalada na industria automóvel tem sido conseguir mais com menos. Mais potência com menos cilindrada, mais performance com menores consumos. Em suma: mais motor, com menos motor. No fundo, é isto que a marca francesa Renault promete com o seu novo motor 1.6 dCi Twin Turbo (biturbo) destinado aos modelos do segmento D e E da marca.

Este novo bloco de 1598 cm3 vai oferecer uma potência máxima de 160cv e um binário máximo de 380 Nm, e é o primeiro Diesel 1.6 com dupla sobrealimentação do mercado. Segundo a marca francesa, este motor consegue com menor cilindrada atingir uma performance em tudo idêntica às dos motores de 2,0 litros de potência equivalente – em contrapartida, com consumos e emissões de CO2 25% inferiores.

O segredo para o rendimento deste motor está no sistema «Twin Turbo», composto por dois turbocompressores dispostos em sequência. O primeiro turbo é de baixa inércia e disponibiliza 90% do binário máximo logo a partir das 1500 rpm. O segundo turbo, de maiores dimensões, entra em funcionamento num regime mais elevado, sendo responsável pelo desenvolvimento de potência nos regimes mais elevados.

Numa primeira fase este motor só estará disponível nos modelos posicionados acima do Renault Mégane.