Apresentação: Seat Leon Cupra e Cupra 280

Apresentação: Seat Leon Cupra e Cupra 280

A marca espanhola do Grupo Volkswagen acaba de revelar o novo Seat Leon Cupra e Cupra 280.

As versões com mais «pimenta» da gama Seat Leon vão começar a ser comercializadas já a partir de Março no mercado europeu. Falamos das versões Cupra e Cupra 280. As duas são animadas pelo motor 2.0 TSI, porém com níveis de potência distintos: 265cv e 280cv, respectivamente.

A versão Seat Leon Cupra 280 é o modelo mais potente de sempre na gama Leon – atualmente na sua terceira geração – número que lhe permitem cumprir o exercício dos 0-100km/h em apenas 5,7seg quando equipado com a competente caixa de dupla-embraiagem DSG – o mesmo exercício com a caixa manual demora apenas mais 0,1 seg. A versão Cupra «normal» de 265cv é marginalmente mais lenta: 5,8seg. com a caixa DSG e 5,9seg. com a caixa manual.

SEAT LEON CUPRA 2014 7

Porque a potência não é tudo, nesta geração o bloqueio do diferencial electrónico dá lugar a um sistema mecânico totalmente dedicado à função. Também o chassi conta com alguns «retoques» face à versão normal, falamos do sistema DCC que adapta o Seat Leon Cupra ao estilo de condução desejado.

Ainda no campo dinâmico outro incremento foi a diminuição do peso total em menos 55kg face à geração anterior. Ganho conseguido através do recurso à plataforma MQB.

No exterior as diferenças são notórias. O departamento de design da marca fez questão que o Seat Leon Cupra fosse mais marcante e dinâmico que as versões convencionais. Como? Através da receita do costume: novas óticas, para-choques, jantes e demais apontamentos estéticos. Fiquem com a galeria de fotos e vejam por vós: