Novo Mercedes Classe S500 Plug-In Hybrid

Novo Mercedes Classe S500 Plug-In Hybrid

Um automóvel de luxo que outrora era sinónimo de elevados consumos e que agora se apresenta mais “verde” que nunca. Conheçam o novo Mercedes Classe S500 Plug-In Hybrid.

A ordem de poupança chegou à classe mais alta, modelou-se uma ideia e criou-se um novo conceito de “low juice”: o novo Mercedes Classe S500 Plug-In Hybrid. Com apenas 69 g de CO2 por km e uma média de apenas 3 litros/100 km, o S-Class define um novo marco no mercado dos automóveis de luxo. Equipado com o novo motor 3.0-litro V6 turbo ajudado por uma unidade elétrica de 107cv de potência, onde a bateria recarregável permite uma condução livre de emissões durante cerca de 30 km. A Mercedes-Benz prevê o seu lançamento no mercado já este ano.

Depois dos S400 Hybrid, S300 BlueTEC Hybrid, este é a terceira versão do Classe S a contar com uma versão mais amiga do ambiente. Mas enquanto as baterias do S400 Hybrid e S300 BlueTEC Hybrid dependiam da regeneração de energia por parte da travagem, já esta nova bateria de iões de lítio de alta voltagem do novo S500 Plug-In Hybrid tem dez vezes mais capacidade e tem a opção de ser recarregada a partir de uma qualquer tomada, localizada no lado direito do pára-choque traseiro. Este pequeno motor elétrico de 107cv é capaz de gerar 340 Nm de binário. 

Mercedes-Benz-S500_Plug-In_Hybrid_2015 (2)

Quatro modos de condução estão disponíveis à distancia de um botão, são eles o modo HYBRID, o modo exclusivamente eléctrico E -MODE, o modo E- SAVE  que recorre exclusivamente ao motor de combustão deixando a bateria carregada intocável e o modo CHARGE que permite carregar a bateria durante a condução.

O novo Classe S é o primeiro a utilizar um sistema de travagem de recuperação (RBS) da segunda geração. Ao pressionar o travão, a desaceleração é inicialmente efectuada exclusivamente pelo motor eléctrico e não pelos travões gerando energia.  Este garante uma sobreposição imperceptível dos travões mecânicos convencionais e do desempenho de travagem eléctrica do motor eléctrico atuando como alternador.

A potência de travagem desejada pelo condutor é registada por um sensor no pedal e dependente do modo de condução escolhido, o sistema faz a gestão da potência da travagem. Além disso, o motor de combustão é desligado sempre que o veiculo esteja sob inércia, utilizando-se o motor eletrico para vencer a resistência ao rolamento sempre que necessário. No entanto e ao contrario dos veiculo totalmente eléctricos, se levantar o pé do acelerador e deixar o carro rolar, o veiculo não irá abrandar.

Mercedes-Benz-S500_Plug-In_Hybrid_2015

Ao S500 Plug-In Hybrid juntam-se mais duas propostas hibridas: o S400 Hybrid e o S300 BlueTec Hybrid. O primeiro utiliza um motor a gasolina com 306 cv, enquanto o seu motor eléctrico acrescenta outros 27 cv.

Na base da gama, encontramos o S300 BlueTEC Hybrid. A Mercedes- Benz combinou o motor 2.2 litros diesel de quatro cilindros com 204 cv com o mesmo módulo híbrido de 27 cv do S400 Hybrid. O S300 BlueTEC Hybrid consome apenas 4,4 litros por cada 100 km em ciclo combinado emitindo 115 g / km.

Ofertas Hybrid como podem ver não faltam, resta agora saber qual o modelo que mais lhe pisca o olho. Quem disse que para poupar tinha que abdicar do luxo?

Galeria: